Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira
miguelveiga

Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira

Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira

Miguel Veiga, advogado, uma das personalidades mais cultas e ilustres da cidade do Porto, e um dos fundadores do PSD (então PPD), em 1974, ao lado de Francisco Sá Carneiro, Magalhães Mota e Pinto Balsemão, morreu esta segunda-feira, 14 de novembro.

Tinha 80 anos de idade e nascera no Porto (30 de junho de 1936), mas as raízes paternas, a dos “Veigas”, eram todas de Moimenta da Beira, e, quer o pai, Luiz Veiga, quer o tio, Pedro Veiga, advogados como Miguel, e com vasta obra publicada, foram também eles figuras ilustres do Porto e estiveram ambos ligados a movimentos culturais e cívico anti-regime.

Miguel Luís Kolback da Veiga (a mãe era francesa, que cursou Filosofia na Sorbonne) era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1959), e fez carreira na advocacia. Deputado à Assembleia Constituinte (1975), apoiou, não obstante o seu vínculo partidário, Mário Soares na primeira candidatura à presidência da república.

Foi condecorado com a Grande Oficial da Ordem da Liberdade, sendo também membro do Conselho das Ordens Honoríficas. Em 2007 foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Tem obra publicada, de que se destaca: “Francisco Sá Carneiro – 20 Anos depois”; “Um Advogado em Redor das Letras à Volta do Porto”; “A Consciência Entre o Lícito e o Ilícito”; e “Os Poemas da Minha Vida”.

Homem culto que viveu rodeado de livros, tinha, na casa onde vivia, na Foz, e no escritório, perto da Avenida do Aliados, nas paredes e no mobiliário, objetos belos, vidros, móveis, frases de poetas. Era um amante das artes, e guardava, entre outras obras, quadros de Menez, mulheres nuas de Cutileiro e um desenho que Mário Botas fez para ele.

 

Pode ver também

psp2

2 detidos pela PSP por conduzirem alcoolizados

A Polícia de Segurança Pública de Viseu, no dia 21 do corrente mês e ano, …

Comente este artigo