Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Moimenta da Beira vai ter duas barragens até 2020
transferir

Moimenta da Beira vai ter duas barragens até 2020

O processo com vista à construção de duas barragens em Moimenta da Beira está na fase final e as duas infraestruturas vão ser uma realidade até 2020, é pelo menos esse o desejo do presidente da autarquia, que vê na produção da maçã “a maior fileira” económica do concelho do distrito de Viseu.

O Ministério da Agricultura já aprovou os estudos preliminares das duas barragens, dando luz verde à sua construção, um investimento de 20 milhões de euros. As duas barragens de regadio das Terras de Demo vão ser construídas em Caria e Leomil.

Trata-se de um velho anseio de centenas de produtores de maçãs, que no verão se debatem com falta de água. José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara de Moimenta da Beira, diz que a região “não pode ficar fora do regadio nacional” e que as duas barragens “serão determinantes para o setor da maçã”.

É o nosso mais importante produto. Temos aqui condições para que dentro de poucos anos o País deixe de importar maçã”, afirma o autarca. Ainda no plano da criação de infraestruturas para o desenvolvimento económico do concelho, está em fase final de construção uma circular rodoviária com dois quilómetros e o alargamento do parque industrial, um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros.

Os empresários ficam naturalmente satisfeitos com os investimentos públicos, mas queixam-se da falta de ligação rodoviária “em condições” para a Europa.

“Oitenta e cinco por cento da nossa produção é para exportação e falta-nos um itinerário rápido par nos ligarmos à A25 e à Europa”, lamenta-se Filipe Sobral, empresário de granito e mármores. Para João Guedes, empresário ligado à metalomecânica e à agricultura, o impulso empresarial de Moimenta da Beira vai “fortalecer as empresas já existentes”.

CM

 

Pode ver também

eugeniaduarte

Eugénia Duarte e as promessas da sua recandidatura

Foi no dia 16 de Outubro de 2013 que Eugénia Duarte tomou posse como Presidente …

Comente este artigo