Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Mangualde cumpre tradição “Amentar das Almas”

Mangualde cumpre tradição “Amentar das Almas”

Integrado na programação da Páscoa, Mangualde cumpre neste Sábado a tradição secular do “amentar das almas”, orações cantadas pela rua em louvor dos que já morreram.

Também conhecida por “encomendação das almas”, esta tradição, que terá surgido após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento, a existência do Purgatório, tem sido recuperada em Mangualde.

João Ferreira, do Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara defende a preservação destas memórias

Na década de 50 ainda era habitual, em muitas aldeias das Terras de Azurara e Tavares, fazer-se o amentar das almas. A tradição foi-se perdendo, mas, nos últimos anos tem sido recuperada em Mangualde, pelo Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara. A Banda Filarmónica de Abrunhosa-a-Velha, Banda Filarmónica de Lobelhe, Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares e Banda Filarmónica de Tibaldinho irão desfilar por algumas artérias da cidade, culminando no Largo da Misericórdia de Mangualde. No interior da Igreja da Misericórdia serão ouvidos os cânticos às Almas pelo Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara, Mangualde, Grupo de Cantares da Ínsua, Penalva do Castelo, Grupo de Cantares de Toulões, Idanha-a-Nova e Grupo de Cantares de Tourigo, Tondela.

 

Pode ver também

Câmara de Viseu vai requalificar ETAR da União de Freguesias de Barreiros e Cepões

A Câmara Municipal de Viseu, anunciou a adjudicação da obra de requalificação da ETAR (Estação …

Comente este artigo