Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Mais antigo Castanheiro de Portugal abraçado no Dia Mundial da Árvore

Mais antigo Castanheiro de Portugal abraçado no Dia Mundial da Árvore

Dia Mundial da Árvore comemorado ao pé do mais antigo castanheiro de Portugal.

Vetusto e venerável, respeitável e quase sagrado. Um gigante da floresta carregado de vida. Foi ao lado daquele que é considerado o mais antigo (e um dos maiores) castanheiro existente em Portugal que se celebrou esta terça-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore em Moimenta da Beira. A data foi assinalada com várias centenas de crianças da comunidade escolar de Moimenta da Beira (incluindo as da AMAI e da Santa Casa), Alvite e Leomil.

O castanheiro terá uma idade entre os 1300 a 1600 anos, e é de dimensões gigantescas. O tronco tem 13 metros de perímetro (o que lhe dá um diâmetro médio de 4.15m), a copa 20 metros de diâmetro, e tem de altura máxima 15 metros. Encontra-se num terreno privado, perto da estrada que liga a povoação de Beira Valente a Leomil, no concelho de Moimenta da Beira. Pode ser encontrado nas seguintes coordenadas: N40°59’41.07″ W7°38’35.97″.

O restante programa, que se desenrolou durante o período da tarde, incluiu atividades à volta da poesia, entre elas dependurar pedaços de papel com poesia escrita em ramos de árvores plantadas em largos e praças de Moimenta da Beira, Leomil e Alvite. A Escola Profissional de Moimenta da Beira também comemorou a data no espaço da sua quinta.

 

Pode ver também

Castro Daire: Detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, hoje, no dia …

Comente este artigo