Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Maior concentração de telescópios com uma centena de inscrições

Maior concentração de telescópios com uma centena de inscrições

Já é a maior concentração de telescópios que se realiza no país. E não para de crescer.

A uma semana do arranque da 6ª edição (no dias 12 e 13 de maio), o recorde do número de telescópios já foi batido, de 76 máximo obtido em 2014,  já estão pré-inscritos 97, com tendência para mais inscrições.

O número de participantes, já ultrapassou as duas centenas.

A Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira é um sucesso, que segundo a autarquia, se deve a Paulo Sanches, o criador e impulsionador do evento que nasceu em 2009, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Astronomia.

A segunda edição realizou-se no ano seguinte. Depois, a periodicidade passou a bianual: 2012, 2014, 2016 e agora a de 2018, no fim-de-semana de 12 e 13 de maio.

A organização é do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.

Do programa desta 6ª edição destaca-se a participação oral do investigador Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; dos representantes de algumas Associações e Grupos de Astronomia, de Lisboa, Aveiro e Vila Nova de Gaia.

A organização conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, onde será realizada uma Observação Noturna do Céu, aberta a toda a comunidade.

Na edição deste ano, o programa vai contemplar ainda a realização de um Passeio científico-cultural pelo concelho de Moimenta da Beira, durante a manhã e tarde de domingo, que inclui uma visita ao Sistema Solar à escala do concelho e à Fundação Aquilino Ribeiro.

 

Pode ver também

Inaugurado há um mês Pavilhão Municipal de Mangualde “mete” água

As obras de requalificação do Pavilhão Municipal de Mangualde, foram inauguradas no passado dia 19 …

Comente este artigo