Home / Notícias / “Luta” chega ao fim: Garraiada mantém-se na Agrária de Viseu

“Luta” chega ao fim: Garraiada mantém-se na Agrária de Viseu

O parlamento rejeitou o projeto de resolução do Bloco de Esquerda que queria eliminar o financiamento público às garraiadas académicas.

Este tipo de eventos recolheu nos últimos meses a contestação de estudantes e grupos de defesa dos direitos dos animais. Foi o caso do grupo do Bloco de Esquerda do Distrito de Viseu que tem lutado para acabar ou substituir, com uma solução alternativa, a tão conhecida Garraiada da Escola Superior Agrária de Viseu. Contudo, a Associação de Estudantes nunca entendeu o pedido e pode agora respirar de alívio já que, por enquanto, a petição pelo fim do “apoio financeiro e logístico às garraiadas académicas por parte das associações de estudantes e das entidades públicas” não foi avante.

Tiago Santos, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu, diz que independentemente desta decisão tomada em Assembleia estarão sempre dispostos a ouvir e discutir as ideologias do Bloco de Esquerda quanto às Garraiadas.

Luís Monteiro, deputado da Assembleia da República que apresentou a moção, em declarações à AliveFm explicou que a preocupação seria acabar com os financiamentos públicos de uma organização como o Instituto Português do Desporto e da Juventude a este tipo de actividades.

Luís Monteiro lamenta que ainda se pense que uma garraiada não causa sofrimento algum aos animais em causa.

Luís Monteiro garante que o Bloco de Esquerda vai continuar a fazer de tudo para que o financiamento público a este tipo de tradições acabe.

A intenção só conseguiu o voto favorável de bloquistas, Verdes, PAN e seis deputados socialistas. PS, PSD, CDS-PP e PCP votaram contra o projeto de resolução do Bloco de Esquerda.

Peça de Maria Sousa/AliveFm

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo