Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Lamego: Nova estação meteorológica da Serra das Meadas vai permitir previsões em tempo real

Lamego: Nova estação meteorológica da Serra das Meadas vai permitir previsões em tempo real

O Município de Lamego instalou uma estação meteorológica no Parque Biológico da Serra das Meadas, um equipamento que vai permitir ter previsões e dados meteorológicos mais específicos e em tempo real relativos ao concelho e à região.

A estação de Lamego foi a primeira a entrar em funcionamento no conjunto das 19 que vão ser instaladas no âmbito do projeto “Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes (SAGMC)”, em todos os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO).

A estação meteorológica vai monitorizar vários dados, a temperatura, a humidade relativa, a pressão atmosférica, a radiação solar, a precipitação, a velocidade e a direção do vento, para além de ter um sensor de humidade da folha e o tratamento de dados vai ser feito pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes, está orientado para a adaptação às alterações climáticas e enquadra-se nas orientações e prioridades de atuação definidas na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

 

Pode ver também

Mel de Pendilhe, Vila Nova de Paiva com certificação de qualidade

Na quinta edição da “Feira do Mel e Artesanato” de Pendilhe, que decorreu este domingo …

Comente este artigo