Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Lamego: milhares de peregrinos nas festa de N.S. dos Remédios.

Lamego: milhares de peregrinos nas festa de N.S. dos Remédios.

Uma programação de cariz religioso que promete atrair de novo milhares de fiéis, a par de um cartaz festivo de excelência e bastante diversificado, vão tomar conta da cidade de Lamego ao longo de 25 dias durante as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Este ano, o maior evento de cariz popular e religioso da região do Douro terá mais dias, com início a 16 de agosto, com o objetivo de permitir que a diáspora portuguesa também possa viver e sentir estas festividades.

A Presidente da Comissão e Vereadora da Cultura, Ana Catarina Rocha, realçou que a concretização deste “grande evento” é fruto de “longos meses de muita dedicação que marcam um trabalho sério, programado e estratégico”: “Tudo fizemos, tudo fazemos e tudo faremos para que as Festas tenham a dignidade, a nobreza e a resplandecência que merecem. Este é um desiderato que prosseguimos e norteia a nossa missão – que as Festas enverguem ímpar brilhantismo e esplendor -, preservando a sua matriz religiosa, a tradição e a cultura”.

Depois da edição de 2018 ter marcado uma viragem na conceção da organização do maior evento do Município de Lamego, mudança do recinto da feira, inovação na divulgação e constituição de uma Comissão Organizadora, este ano voltam a ser introduzidas mais novidades.

Os espetáculos vão ser dotados de espaços acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e haverá a realização de novos eventos, nomeadamente a reedição do singular “Cortejo Etnográfico”, um desfile que será dedicado ao tema “A Vinha e o Vinho”, com cerca de 650 figurantes e 20 carros temáticos, alguns puxados por juntas de bois.

Com a participação de vários ranchos da região do Douro, o cortejo mostrará as vivências, usos e costumes antigos do mundo rural e pretende assumir-se como uma importante “marca da programação cultural”.

A cidade de Lamego promete reviver, deste modo, entre 16 de agosto e 9 de setembro, as tradições d’ “A Romaria de Portugal”. Durante estes dias, é oferecido um programa variado, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Anselmo Ralph, Anjos, Camané, Sam the Kid e Mundo Segundo, entre outros) e o “ZigurFest”, festival inteiramente dedicado à música e expressão artística feita em Portugal, mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso.

O momento mais alto da celebração volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, com os andores a serem puxados por juntas de bois, durante a qual a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.

 

Pode ver também

Câmara de Viseu recebe Embaixador Chef Diogo Rocha, distinguido com uma Estrela Michelin

O Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, recebe amanhã, 22 de novembro, nos Paços …

Comente este artigo