Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / IPV de Viseu no pódio dos melhores politécnicos do país
IPV

IPV de Viseu no pódio dos melhores politécnicos do país

O prestigiado Scimago Institutions Ranking publicou recentemente o seu estudo anual que coloca o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) em lugar de grande destaque.

O ranking, desenvolvido pelo Scimago Research Group (grupo de investigação que se dedica à análise e à avaliação da informação mantida em grandes bases de dados científicas), tem por objetivo avaliar o desempenho ao nível da investigação, inovação e impacto social das instituições de ensino superior e outras instituições de investigação de todo o mundo, tomando como referência, designadamente, as publicações científicas das instituições e o número de citações recebidas na base de dados da Scopus (a maior base de dados de resumos e citações da literatura peer-reviewed: revistas científicas, livros e anais de conferências).

O estudo avaliou 5 147 instituições à escala global das quais 2 894 são instituições de ensino superior. Destas, a Universidade de Harvard (Estados Unidos da América) surge como líder mundial.

Para o presidente do IPV, engenheiro Fernando Sebastião, “este resultado demonstra cabalmente a evolução qualitativa que a instituição tem revelado ao longo dos últimos anos, fruto do trabalho e empenho de toda a comunidade académica do nosso Instituto na prossecução das grandes linhas estratégicas institucionais, que privilegiam a qualificação do seu corpo docente, a criação de condições para a prática da investigação científica de qualidade e o reforço de ligação com as empresas e instituições da região”. Realçou, ainda, que “o IPV detém mais de 1 000 protocolos ativos firmados com inúmeras empresas e instituições públicas e privadas da região”.

Ao concluir, Fernando Sebastião informou que “o corpo docente do IPV é constituído atualmente por 220 professores doutorados (61% dos docentes) e tem outros 50 em fase de conclusão de doutoramento. Dentro de cerca de um ano, o Instituto poderá contar com cerca de 70% do seu corpo docente doutorado”.

Em relação às primeiras 25 instituições de ensino superior portuguesas que integram o estudo (sendo de referir que Portugal tem 14 universidades e 15 politécnicos públicos e um número significativo de instituições privadas), o IPV surge como 2ª instituição politécnica e em 11º lugar, considerando o conjunto das instituições, ultrapassando os restantes politécnicos e várias universidades, conforme se pode verificar de seguida:

1- Universidade de Lisboa

2 – Universidade do Porto

3 – Universidade Nova de Lisboa

4 – Universidade do Minho

5 – Universidade de Coimbra

6 – Universidade de Aveiro

7 – Instituto Politécnico de Bragança

8 – Universidade da Madeira

9 – Universidade Católica Portuguesa

10 – Universidade da Beira Interior

11 – Instituto Politécnico de Viseu

12 – Instituto Politécnico do Porto

13 – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

14 – Instituto Politécnico de Coimbra

15 – Universidade dos Açores

16 – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

17 – Universidade do Algarve

18 – Instituto Politécnico de Lisboa

19 – Universidade de Évora

20 – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário

21 – Instituto Politécnico de Leiria

22 – Universidade Fernando Pessoa

23 – ISCTE Instituto Universitário de Lisboa

24 – Instituto Politécnico de Setúbal

25 – Instituto Superior de Psicologia Aplicada

 

Pode ver também

1_vespas (1)

Sátão: Ninho de vespas Asiáticas preocupam morador há duas semanas

De férias em Portugal, um emigrante com casa no lugar da Cerca, Lagedo, Rio de …

Comente este artigo