Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Incêndios: Verbas avultadas para repor equipamentos municipais

Incêndios: Verbas avultadas para repor equipamentos municipais

A reposição dos equipamentos municipais danificados pelas chamas dos incêndios de outubro do ano passado, tem sido uma das grandes preocupações dos municípios, uma vez que envolve verbas avultadas.

A Câmara de Vouzela apontou prejuízos na ordem dos cinco milhões de euros numa lista longa de equipamentos, na qual se inclui o parque de campismo, que foi parcialmente reposto e entretanto já reabriu ao público, e a rede de percursos pedestres, alguns dos quais já foram reabertos.

Por repor ficaram, por exemplo, o Centro de BTT, os armazéns municipais situados em Vouzela e em Campia, a escola básica de Sacorelhe e espaços de lazer e parques de merendas.

No concelho de Tondela, registaram-se danos em vias rodoviárias, equipamentos de lazer, percursos pedestres, polos museológicos associados ao património local e à arte rupestre, edifícios e outros equipamentos, que implicam um investimento superior a dois milhões de euros.

“A parte da sinalização está a ser solucionada. Os outros investimentos carecem de financiamento, que será suportado no Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Um ano após o incêndio, só agora este fundo está disponível”, lamentou o autarca de Tondela.

Em Santa Comba Dão, a autarquia estima que o prejuízo ronde os 1,4 milhões de euros.

“Foram afetados alguns edifícios públicos, como a ‘Fornecedora’, bem como veículos, equipamentos pesados e maquinaria diversa. Foram repostos alguns equipamentos pesados, nomeadamente um trator e uma viatura ligeira”.

No concelho de Oliveira de Frades, o valor estimado para a reposição de equipamentos municipais é de 180 mil euros.

As chamas atingiram também várias dezenas de empresas de vários setores em cada um destes concelhos do distrito de Viseu, nomeadamente cerca de 70 em Oliveira de Frades, Tondela e Santa Comba Dão e cerca de 60 em Vouzela.

 

Pode ver também

Tempestade Leslie: Alargado apoio ao Sátão e a mais 4 concelhos do distrito de Viseu

Governo alargou os apoios do Estado a mais oito concelhos atingidos pela tempestade Leslie, entre …

Comente este artigo