Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Incêndios em Tondela: danos causados rondam os 30 milhões de euros

Incêndios em Tondela: danos causados rondam os 30 milhões de euros

Os danos causados pelos incêndios do dia 15 de Outubro, em Tondela, rondam os 30 milhões de euros. Falta ainda contabilizar os prejuízos florestais e dos pequenos agricultores.

O autarca da Câmara, José António Jesus, explicou que “tudo somado, habitações, infraestruturas municipais, indústria, comércio e serviços, os prejuízos andarão num número de 28 a 30 milhões de euros”.

Segundo a autarquia, neste número “não estão contabilizados os danos florestais, que não estão quantificados, nem os danos dos pequenos agricultores, com alfaias, anexos ou explorações agrícolas”.

Segundo o autarca de Tondela, estão contabilizadas 220 casas atingidas pelas chamas, sendo cerca de metade de primeira habitação: “A sua reconstrução deverá custar entre 4,3 a 4,8 milhões de euros”.

No que diz respeito à indústria, comércio e serviços, “os danos deverão rondar os 12 milhões de euros”, enquanto os prejuízos em infraestruturas municipais estão “estimados em 1,2 milhões de euros”.

A área ardida no concelho “aproxima-se dos 170 quilómetros quadrados”, ou seja, 17 mil hectares.

O incêndio que assolou o concelho de Tondela provocou duas vítimas mortais em consequência direta e “uma outra de ataque cardíaco, por pânico e ansiedade”.

Da onda de solidariedade chegada a Tondela conseguiu-se um edifício das Oficina das Artes Criativas cheio de bens doados; bens alimentares ‘entupiram’ o antigo Cine-Tejá e a receita do jogo Tondela-Belenenses rendeu 16 mil euros para a conta Reabilitar Tondela.

Tondela contou ainda com as visitas de Marcelo rebelo de Sousa,
Pedro Passos Coelho, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, dos autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, do Secretário de Estado do Desenvolvimento, do Embaixador da Tailândia, da Cáritas Portuguesa e da Embaixada dos EUA que doaram 36 toneladas de ração.

 

Pode ver também

Durante este ano a autarquia de Castro Daire já destruiu 120 ninhos de vespa asiática

A Câmara Municipal de Castro Daire, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, durante este …

Comente este artigo