Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / IKEA adquire Parque Eólico do Pisco situado entre Sernancelhe e Aguiar da Beira

IKEA adquire Parque Eólico do Pisco situado entre Sernancelhe e Aguiar da Beira

A Ikea Portugal está a investir em energias verdes e tornou-se proprietária de um parque eólico. Ao todo são 25 as turbinas que compõem o Parque Eólico do Pisco, situado no Interior norte de Portugal, entre as localidades de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso.

Em funcionamento desde outubro de 2015, esta central eólica, uma das 240 existentes em Portugal, tem uma capacidade de 50 MW, com uma produtividade anual de 156 GW/h.

De acordo com os dados da Associação de Energias Renováveis (APREN), só em 2016 o parque eólico produziu 148 GW/h, o equivalente à eletricidade consumida por 116 mil portugueses e evitou a emissão para a atmosfera de 52 toneladas de dióxido de carbono.

Desde 2009, a multinacional de origem sueca já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. O Grupo IKEA detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados, em 22 mercados.

Em Portugal, o investimento do Grupo em energias renováveis concretizou-se, nos últimos anos, pela instalação de mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures, IKEA Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.

 

Pode ver também

Movimento “Chega” de Vila Nova de Paiva exige requalificação urbana

Habitantes ligados ao Movimento “Chega”, criado recentemente, colocaram cartazes frente ao edifício da câmara de …

Comente este artigo