Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / IKEA adquire Parque Eólico do Pisco situado entre Sernancelhe e Aguiar da Beira

IKEA adquire Parque Eólico do Pisco situado entre Sernancelhe e Aguiar da Beira

A Ikea Portugal está a investir em energias verdes e tornou-se proprietária de um parque eólico. Ao todo são 25 as turbinas que compõem o Parque Eólico do Pisco, situado no Interior norte de Portugal, entre as localidades de Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Trancoso.

Em funcionamento desde outubro de 2015, esta central eólica, uma das 240 existentes em Portugal, tem uma capacidade de 50 MW, com uma produtividade anual de 156 GW/h.

De acordo com os dados da Associação de Energias Renováveis (APREN), só em 2016 o parque eólico produziu 148 GW/h, o equivalente à eletricidade consumida por 116 mil portugueses e evitou a emissão para a atmosfera de 52 toneladas de dióxido de carbono.

Desde 2009, a multinacional de origem sueca já investiu cerca de 1,7 mil milhões de euros em produção de energia eólica e solar. O Grupo IKEA detinha 416 turbinas eólicas em 12 países e 750.000 painéis solares instalados, em 22 mercados.

Em Portugal, o investimento do Grupo em energias renováveis concretizou-se, nos últimos anos, pela instalação de mais de 11.000 painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – IKEA Alfragide, IKEA Matosinhos, IKEA Loures, IKEA Loulé. Com este projeto, 98% da energia produzida pelos painéis solares é incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja.

 

Pode ver também

Câmara de Viseu: Energia elétrica para 2019 com investimento de 8 milhões de euros

Foi aprovada a adjudicação do contrato de aquisição de energia elétrica para o ano de …

Comente este artigo