Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Hélder Amaral questionou Governo sobre prospeção de lítio.

Hélder Amaral questionou Governo sobre prospeção de lítio.

Em pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética, o deputado do CDS-PP Hélder Amaral pede vários esclarecimentos sobre a exploração de lítio no distrito de Viseu, revelou o CDS através de comunicado.

Hélder Amaral quer saber, nomeadamente, “se os pedidos de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais, alvo de aviso da Direção Geral de Energia e Geologia, correspondentes ao distrito de Viseu, que podem reconhecer direitos à empresa Fortescue Metals Group Exploration Pty Ltd., estão em conformidade com o Relatório do Grupo de Trabalho “Lítio”, criado pelo Despacho nº 15040/2016″.

Depois questiona, “de acordo com o estipulado pelos avisos da DGEG, quantos interessados se manifestaram por escrito e desses interessados quais foram as autarquias que se manifestaram”.

Hélder Amaral quer também saber “de que forma o Ministério do Ambiente e da Transição Energética tem ouvido as autarquias no decorrer de todo este processo”.

Finalmente, e no que respeita às compensações que devem existir para as regiões onde decorre a extração, no caso de eventualmente vir a ser viável a exploração, “qual foi a avaliação feita pelo Ministério e o que pensam vir a exigir contratualmente, e ainda se essas opções serão alvo de um estudo de “Benchmarking” de forma a garantir que as populações terão um benefício proporcional à perda dos bens extraídos do seu território, e se as autarquias serão ouvidas no decorrer desse processo”.

Dão e Demo.

 

Pode ver também

Campanha “Vai Ficar Tudo Bem” vai entregar material de Proteção no Hospital de São Teotónio em Viseu

Depois da campanha de angariação de fundos que Salvador Trindade, jovem piloto de karting de …

Comente este artigo