Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Greve das cantinas a 70% chega a encerrar escolas em Viseu

Greve das cantinas a 70% chega a encerrar escolas em Viseu

Mais de 80 cantinas escolares da Região Centro estão hoje encerradas devido à greve das trabalhadoras da empresa concessionária.

Em Viseu, Afonso Figueiredo (responsável pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo Restaurantes e Similares do Centro) adiantou que a adesão de 70% chegou mesmo a encerrar escolas do distrito como são os casos da Secundárias Emídio Navarro e de Vila Nova de Paiva e as Básicas Gomes Eanes de Azurara em Mangualde e D. Duarte em Viseu. Outras como a EB 2,3 Grão Vasco paralisaram apenas o refeitório.

O ideal seria a adesão rondar os 100%, ainda assim Afonso Figueiredo explica que os 70% é um número expectável e positivo dada a pressão colocada nas trabalhadoras pelas direcções das escolas para que não exerção o direito à greve.

Em causa está o incumprimento do caderno de encargos que leva à falta de pessoal, ritmos de trabalho intensos, pressão sobre os trabalhadores, falta de produtos e o não reconhecimento da categoria profissional das cozinheiras.

A greve prende-se também com a exigência de aumentos salariais.

Afonso Figueiredo lembrou que as cozinheiras são responsáveis não só pela alimentação, mas por todo o trabalho que antecede essa função. Como tal deviam ter melhores condições de trabalho. Não existindo, é normal verificar-se falta de qualidade na comida prestada aos alunos.

Peça Maria Sousa/AliveFm

 

 

Pode ver também

Câmara de Nelas lança empreitada para a construção da ETAR na Zona Industrial

Está em curso o lançamento da empreitada para a construção de uma nova ETAR na …

Comente este artigo