Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Governo garante financiamento para descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça

Governo garante financiamento para descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça

Em Comissão Parlamentar de Ambiente, a deputada Mariana Silva do Partido Ecologista Os Verdes, questionou o Ministério do Ambiente, para quando está prevista a conclusão do processo de descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça, no concelho de Nelas.

As habitações apresentam elevados níveis de radioatividade, em consequência da utilização de materiais, aquando da sua construção, proveniente das minas de urânio, e que estão a compromete a saúde dos moradores.

Miguel Martins, do partido Ecologista Os Verdes, diz que o processo já se arrasta desde 2001.

Aos Verdes, o Secretário de Estado-Adjunto da Energia, João Galamba garantiu que há financiamento para que a empresa responsável pelas obras de descontaminação das casas avance.

No entanto, Miguel Martins diz que a primeira fase das obras já era para estar concluída em 2018.

Na resposta à deputada dos Verdes, João Galamba Secretário de Estado-Adjunto da Energia, disse que além da falta de empreiteiros, há também a falta de acordo entre os moradores para que a empresa inicie as obras e segundo o Secretário de Estado, duas das casas são propriedade de um banco e de uma imobiliária que a Associação dos ex-trabalhadores das minas de Urânio exige que também sejam descontaminadas.

O Secretário de Estado do Ambiente garantiu que não há atrasos no financiamento para que as obras de descontaminação das casas avancem.

Processo de descontaminação das casas dos ex-mineiros na Urgeiriça pode estar para breve, segundo informou na Comissão Parlamentar de Ambiente o Secretário de Estado Adjunto, João Galamba.

 

Pode ver também

São Pedro do Sul: Festival Tradidanças terá edição alargada em 2021

O festival Tradidanças, que não se realizou este verão, em São Pedro do Sul, distrito …

Comente este artigo