Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Governo elogia Hospital de Viseu com críticas positivas
hospital

Governo elogia Hospital de Viseu com críticas positivas

Segundo o Jornal dos Médicos, o secretário de Estado da Saúde pediu ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu para melhorar o tempo de espera nas cirurgias e consultas externas. A intervenção foi feita na cerimónia do 20º aniversário do Hospital São Teotónio.

Manuel Delgado referiu que apesar do hospital estar de parabéns pela “saúde financeira”… não chega a um hospital ser bom e funcionar bem.

Mais importante para ele seria dar “acesso às populações todas, independentemente de ser uma situação mais prioritária” ou não.

O secretário de estado não apontou apenas falhas. Considerou em termos de cirurgias de ambulatório que o Centro Hospitalar Tondela-Viseu é “um exemplo” , “o número de urgências baixou cerca de 9%” e é o hospital mais eficiente na gestão de medicamentos com “o custo mais baixo por doente padrão a nível nacional”.

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu regista por ano cerca de 280 mil consultas externas, atende no serviço de urgência em média 160 mil doentes e pelo internamento passam anualmente cerca de 22 mil utentes.

O governante afirmou que este é “o maior centro hospitalar que o país tem no interior”. Integra mais de 2.300 profissionais, com 700 médicos e mil enfermeiros. Mais… garantiu ser “a maior entidade empregadora da região e o maior criador de riqueza e dinamismo económico e social”.

Como novidade esclareceu que que o concurso público para as obras de instalação da radioterapia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu seria lançado “ainda este ano” e que poderá entrará em funcionamento “no início de 2019”.

O investimento inicial na radioterapia, a instalar no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, vai rondar os seis milhões de euros, mas pode aumentar “cerca de 30% a 40%, em função da instalação de um segundo acelerador linear”.

Quanto à dúvida de poder existir neste Centro Hospitalar um centro oncológico, Manuel Delgado só confirmou a radioterapia… que defendeu ser na região da Beira Interior “uma necessidade emergente”.

 

Pode ver também

hospital

Festival de Jazz de Viseu passou pela Pediatria do Hospital São Teotónio

“Gostávamos muito de levar o Festival de Jazz de Viseu à Pediatria!”. Foi esta a …

Comente este artigo