Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Governo elogia Hospital de Viseu com críticas positivas

Governo elogia Hospital de Viseu com críticas positivas

Segundo o Jornal dos Médicos, o secretário de Estado da Saúde pediu ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu para melhorar o tempo de espera nas cirurgias e consultas externas. A intervenção foi feita na cerimónia do 20º aniversário do Hospital São Teotónio.

Manuel Delgado referiu que apesar do hospital estar de parabéns pela “saúde financeira”… não chega a um hospital ser bom e funcionar bem.

Mais importante para ele seria dar “acesso às populações todas, independentemente de ser uma situação mais prioritária” ou não.

O secretário de estado não apontou apenas falhas. Considerou em termos de cirurgias de ambulatório que o Centro Hospitalar Tondela-Viseu é “um exemplo” , “o número de urgências baixou cerca de 9%” e é o hospital mais eficiente na gestão de medicamentos com “o custo mais baixo por doente padrão a nível nacional”.

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu regista por ano cerca de 280 mil consultas externas, atende no serviço de urgência em média 160 mil doentes e pelo internamento passam anualmente cerca de 22 mil utentes.

O governante afirmou que este é “o maior centro hospitalar que o país tem no interior”. Integra mais de 2.300 profissionais, com 700 médicos e mil enfermeiros. Mais… garantiu ser “a maior entidade empregadora da região e o maior criador de riqueza e dinamismo económico e social”.

Como novidade esclareceu que que o concurso público para as obras de instalação da radioterapia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu seria lançado “ainda este ano” e que poderá entrará em funcionamento “no início de 2019”.

O investimento inicial na radioterapia, a instalar no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, vai rondar os seis milhões de euros, mas pode aumentar “cerca de 30% a 40%, em função da instalação de um segundo acelerador linear”.

Quanto à dúvida de poder existir neste Centro Hospitalar um centro oncológico, Manuel Delgado só confirmou a radioterapia… que defendeu ser na região da Beira Interior “uma necessidade emergente”.

 

Pode ver também

Palácio do Gelo e Forum Viseu encerram maioria das lojas

A maioria das lojas do Palácio do Gelo e do Forum Viseu estão a fechar …

Comente este artigo