Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Geólogos visitam Sátão no âmbito do “EuroWorkshop” conferência sobre exploração de lítio

Geólogos visitam Sátão no âmbito do “EuroWorkshop” conferência sobre exploração de lítio

A exploração de lítio está a ser discutida na Guarda, até ao próximo dia 22 de setembro, com a realização de uma conferência internacional, que também inclui visitas de campo, no concelho de Sátão e Vila Nova de Paiva.

O ‘EuroWorkshop’ sobre os recursos do lítio em Portugal é organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos, em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e com a Federação Europeia de Geólogos.

Segundo a organização, com a realização desta iniciativa de âmbito internacional “pretende-se dar a conhecer o importante papel que Portugal poderá ter na investigação e prospeção, bem como na eventual exploração de lítio à escala mundial”.

O IPG refere em comunicado que, entre os diversos temas a abordar, “destacam-se as principais ocorrências de lítio já conhecidas em Portugal, os aspetos legais associados a pedidos de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa e de exploração, o papel das empresas de extração de minerais industriais, os avanços tecnológicos relativos ao seu processamento mineral e metalúrgico e o impacto ambiental relacionado com a sua prospeção e exploração”.

O evento incorpora ainda visitas de estudo a explorações mineiras de minerais industriais litiníferos, atualmente em atividade na região da Guarda, e a antigas minas de estanho, feldspato e quartzo, que se encontram em apreciação para a pesquisa e prospeção de lítio na região de Viseu.

O ‘EuroWorkshop’ é organizado no âmbito do projeto “A Geologia como Base da Qualidade de Vida. A Sustentabilidade do Lítio na Povoação de Gonçalo”, no concelho da Guarda, indica o IPG.

Os trabalhos começam pelas 09:00 de quinta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, com a sessão de abertura, e terminam no dia 22, com as visitas de campo a Gonçalo, a Sátão e a Vila Nova de Paiva, estas duas últimas localidades no distrito de Viseu.

 

Pode ver também

Obras na sede da Banda Musical de Penalva do Castelo orçadas em 100 mil euros

Infiltrações no telhado, humidade e a falta de salas para ensaios, no edifício da coletividade …

Comente este artigo