Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta decidem unir-se

Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta decidem unir-se

Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta vão cooperar culturalmente.

“Efetivar trocas culturais, entre as duas instituições, nomeadamente a nível de palestras, colóquios e exposições”. É o que diz a cláusula primeira do “Protocolo de Cooperação Cultural” assinado esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, entre a “Fundação Aquilino Ribeiro – Casa Museu Biblioteca”, sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, e o “Museu de Arte Moderna Abel Manta”, com sede em Gouveia.

Os subscritores assumem no documento que a cooperação cultural se destina à “mais ampla difusão destes dois grandes artistas portugueses do século XX, do domínio da literatura e das artes plásticas, destacando os afectivos laços de união e focalizando um abrangente período da nossa contemporaneidade estética”.

O protocolo foi assinado em Soutosa pelos presidentes das Câmaras Municipais de Moimenta da Beira (José Eduardo Ferreira), Sernancelhe (Carlos Santiago) e Vila Nova de Paiva (José Morgado). Os três autarcas, dos três concelhos das “Terras do Demo”, representam o Conselho Administração da Fundação Aquilino Ribeiro. Em nome do Museu Abel Manta assinou o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu.

Abel Manta, figura maior da primeira geração de pintores modernistas portugueses, além de amigo, “foi um dos 44 ilustradores da extensa obra literária de Aquilino Ribeiro”, lembrou Paulo Neto, aquiliniano dos ‘sete costados’, que foi cicerone da visita feita à Fundação logo após a cerimónia de assinatura do protocolo. Abel Manta foi ainda autor de várias capas de livros de Aquilino: “Terras do Demo”, “Andam faunos pelos bosques”, entre outras.

 

Pode ver também

Circuito Municipal das Escolas de Natação da época desportiva 2017/2018 já arrancou

O Circuito Municipal das Escolas de Natação da época desportiva 2017/2018 já arrancou. As Piscinas …

Comente este artigo