Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Festival de Jazz leva a Viseu mais de 100 músicos

Festival de Jazz leva a Viseu mais de 100 músicos

Mais de cem músicos vão participar, em julho, no Festival de Jazz de Viseu, que promete diversidade de estilos, com o objetivo de convocar a comunidade para o Parque Aquilino Ribeiro e outros pontos da cidade.

Organizado pela Gira Sol Azul, o festival “Que jazz é este?” realiza-se de 24 a 28 de julho, e quer abranger um leque variado as pessoas um pouco por toda a cidade.

Ana Bento, da Gira Sol Azul, refreiu em conferência de imprensa, que o festival tem dois eixos: “O da formação, da criação artística e da profissionalização musical”, e o da “convocatória aberta à comunidade em geral e não apenas a um nicho específico”.

O festival conta com cinco concertos internacionais, onze nacionais e oito que se realizam fora de palcos.

No chamado palco da relva do Parque Aquilino Ribeiro, vai ser possível assistir ao concerto do Coletivo Gira Sol Azul, acompanhado do baterista Roger Biwandu e do cantor R!X.

Segundo Joaquim Rodrigues, da organização, à semelhança de outros anos, este concerto surge de um desafio lançado “a músicos de grande renome internacional” para tocarem com um coletivo de músicos da cidade.

Na Pousada de Viseu e no Hotel Grão Vasco decorrem os concertos “mais pequenos e mais intimistas”, com Pedro Neves e Mariana Vergueiro, e com Ricardo Coelho.

Ana Bento avançou que, dentro da lógica de “fomentar e promover a profissionalização de jovens músicos na região de Viseu”, um dos pontos altos do programa será uma sinfonia de Leonardo Outeiro inspirada na obra “O rapaz que chutava porcos”.

No dia 24 de julho, o concerto de abertura realizar-se no Museu Grão Vasco, ficando a cargo do pianista francês Jean-Michel Pilc e do músico galego Xose Miguélez.

Ana Bento referiu ainda que houve a preocupação “de ir ao encontro das pessoas e não estar só à espera daquelas que já gostam de música e que se preocupam em fazer parte dela”. É nesse âmbito que se vão realizar as rubricas Jazz na Rua, Jazz nas Varandas e Doutor Jazz. A última levará músicos vestidos de médicos ao Departamento de Psiquiatria e ao Serviço de Pediatria do Hospital de Viseu.

 

Pode ver também

Escola de Ballet e Dança de Sátão apresenta espetáculo de bailado

A Escola Municipal de Ballet e Dança de Sátão apresenta o espetáculo de bailado de …

Comente este artigo