Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Avelal: Festa em honra do Senhor da Agonia 7 e 8 de julho

Avelal: Festa em honra do Senhor da Agonia 7 e 8 de julho

O Senhor da Agonia  situa-se nos arredores de Avelal, com vistas para o Vouga, para Ferreira de Aves  e Senhora da Lapa. Fica integrado num enormíssimo penedo debaixo do qual está o altar (lembrando o santuário da Senhora da Lapa).

O Senhor da Agonia é uma festa antiquíssima  perdendo-se pelos tempos a sua origem. Antigamente a festa realizava-se no último domingo de setembro, depois passou a ser no primeiro de julho e ultimamente ocorre no segundo domingo deste mês. A procissão é constituída por andores bem ornamentados, cheios de cor e alegria.

Associada a este Santuário existe a Lenda de Nosso Senhor da Agonia      

“Vindo um cavaleiro fugindo de uns ladrões, correndo por vales e penedias, quando o cavaleiro ia para cair num precipício disse:
– Nosso Senhor da Agonia, valei-me!
Nesse mesmo momento o cavalo parou e o cavaleiro olhou para o lado e viu uma imagem do Senhor da Agonia debaixo de um penedo. No lugar em que o cavalo parou, ficaram as marcas das ferraduras nos penedos.
Passados alguns dias, o Bispo de Viseu soube do ocorrido e foram buscar a imagem do Senhor da Agonia para a Sé de Viseu. Mas, no dia seguinte, a imagem estava de novo debaixo do penedo, no Avelal.
O bispado decidiu então ir buscar o Senhor da Agonia, em procissão, e assim ficou na Sé, em Viseu. E no Avelal, ficou uma imagem mais pequena, do Senhor da Agonia, crucificado.”

Fonte Terras do Concelho de Sátão

Recolha efetuada por:

 André   Duarte, Bruna Gaspar,  Filipa Mesquita, Marcelo Albuquerque, Mariana Ferreira e Ricardo Sousa

 

Pode ver também

Faltam 100 profissionais de saúde no Hospital de Viseu

Os deputados do PSD Viseu reuniram com o Conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela …

Comente este artigo