Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Festa do 2 de Maio” evoca acontecimento que deu nome à praça histórica da cidade

Festa do 2 de Maio” evoca acontecimento que deu nome à praça histórica da cidade

É já nesta segunda-feira à noite, dia 30 de abril, que se realiza uma nova edição da “Festa do 2 de Maio”.

Em 2018, o Município volta a resgatar do baú de memórias o acontecimento que esteve na origem do nome da praça emblemática de Viseu: a chegada vitoriosa das tropas liberais, a 2 de maio de 1834, lideradas pelo 1º Duque da Terceira, que então libertaram a cidade do domínio das forças miguelistas.

Será pelas 21H30, no Adro da Sé, que terá início esta recriação histórica, da qual farão parte cerca de 300 participantes, entre figurantes, atores e músicos. Os Ranchos Folclóricos de Passos e Pindelo de Silgueiros, de Mundão, Santiago, Torredeita e Gumirães estarão envolvidos neste momento teatral, que contará ainda com elementos da Zunzum – Associação Cultural e da Companhia de Teatro Viv’Arte. A Banda Filarmónica de Ribafeita e o grupo de Zés Pereiras de Nogueira de Côta terão a seu cargo as sonoridades desta evocação.

Seguindo pelo Largo Pintor Gata e pela Rua Nunes de Carvalho até ao Rossio, junto ao painel de azulejos, o desfile terminará na Rua Formosa, em frente ao Mercado 2 de Maio.

A celebração, contudo, não se ficará por aqui. O Mercado 2 de Maio abrirá ainda portas para “vestir” as tradições e memórias dos mercados antigos, oferendo a todos os visitantes uma montra dos sabores e produtos da região. Nesta noite, a música tradicional portuguesa subirá também ao palco do Mercado com a atuação do Grupo de Cantares ALAFUM, no âmbito da programação do “PoPular Inatel na Rua”.

Neste fim-de-semana prolongado, a “Cidade Europeia do Folclore” conta com uma agenda de eventos e realizações para todos os públicos, a par da “Festa do 2 de Maio”. A Fundação Inatel traz a Viseu, entre os dias 29 de abril e 1 de maio, o “PoPular Inatel na Rua”, uma mostra de cultura popular que oferece momentos de ópera, arruadas de bombos, atuações de ranchos e grupos de folclore, música tradicional e animações para os mais pequenos. Tudo num ambiente de rua, de entrada livre, e em pleno Centro Histórico da cidade.

Já no feriado de 1 de Maio, terça-feira, o Mercado receberá também uma nova edição da Feira à Moda Antiga, que para além dos produtos agroalimentares e do artesanato da região, terá animação garantida com a atuação de ranchos, concertinas e tunas.

 

Pode ver também

Viseu: Jovem que ateou nove incêndios vê pena reduzida para 7 anos

O Supremo Tribunal de Justiça reduziu de dez para sete anos de prisão a pena …

Comente este artigo