Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Exposição inédita: Os desenhos preparatórios para o painel de azulejos do Rossio

Exposição inédita: Os desenhos preparatórios para o painel de azulejos do Rossio

Esta sexta-feira, 27 de abril, o Museu Almeida Moreira inaugura a exposição “Ligações Artísticas: Joaquim Lopes”, pelas 18 horas. A inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e do Vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

Integrada no programa #viseufolk, no ano da “Cidade Europeia do Folclore”, a exposição traz a público, de forma inédita, os desenhos preparatórios de Joaquim Lopes para o painel de azulejos do Rossio. Este património foi adquirido pelo Município em 2014.

A obra, encomendada pelo Capitão Almeida Moreira, enquanto Administrador-Delegado da Comissão de Iniciativa e Turismo, para “embelezar a curva do Rossio”, é hoje um dos monumentos mais icónicos da cidade, e apresenta cenas do quotidiano e das tradições rurais beirãs, num complexo retrato da identidade da região.

Paralelamente, a exposição dá a conhecer algumas cartas trocadas entre Almeida Moreira e o artista, que deixam transparecer uma profunda relação de amizade entre ambos e a elevada confiança que o Capitão depositava no criador portuense.

A exposição estará patente na Casa-Museu até dia 30 de setembro.

 

Pode ver também

Movimento “Chega” de Vila Nova de Paiva exige requalificação urbana

Habitantes ligados ao Movimento “Chega”, criado recentemente, colocaram cartazes frente ao edifício da câmara de …

Comente este artigo