Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Ecovia do Mondego vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

Ecovia do Mondego vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

Foram assinados contratos de financiamento para a criação de três novas ciclovias, entre as quais a Ecovia do Mondego, que irá fazer o prolongamento da Ecopista do Dão, e ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

A assinatura dos contratos de financiamento no âmbito da linha de apoio à valorização do Interior – Programa Valorizar, permite o início do processo de elaboração de projetos e lançamento de concursos para a sua execução.

Apontada como a maior ecopista da Europa, que irá ligar o interior ao litoral, estas três ciclovias, vão contribuir para potenciar o desenvolvimento e a economia da região, e responder a uma procura cada vez maior ligada ao turismo de natureza.

A Secretária de Estado do Turismo afirmou tratar-se de um “momento histórico” para a afirmação do Centro como um destino internacional que quer descobrir-se e descobrir o país. O Ministro da Economia referiu que estes projetos permitem afirmar o país como um destino turístico durante todo o ano, e não apenas em termos sazonais, captando novos vetores turísticos e novos turistas que podem dar um contributo fundamental para o desenvolvimento do Interior.

O projeto da Ecovia do Mondego é uma parceria das CIM´s Dão Lafões e Região de Coimbra e tem como principal objetivo a valorização turística dos três territórios, potenciando os fatores diferenciadores existentes nesta região, com as suas paisagens, património e produtos endógenos.

A Ecovia do Mondego terá início na estação ferroviária de Santa Comba Dão, atravessando o concelho de Mortágua até ao limite do concelho de Penacova, numa extensão aproximada de 40 km. Irá depois ligar à Ecovia Eurovelo1- Rota Costa Atlântica, que vai acompanhar o vale do rio Mondego, numa extensão de 90km, constituindo um passo decisivo para a concretização estratégica da ligação entre a Ecopista do Dão e a Figueira da Foz, por forma, a médio prazo e longo prazo, tornar ciclável este eixo estruturante.

Na mesma cerimónia foi também assinado o protocolo para a criação da Ecopista do Vouga, que irá ligar Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, numa extensão de cerca de 60 km.

A Ecopista do Vouga irá ligar à Ecopista do Dão e Ecovia do Mondego, criando um corredor que se pode tornar na maior ecopista contínua da Península Ibérica.

 

Pode ver também

A 24 com painéis de alerta para os “perigos e falhas”

A Câmara de Vila Real vai colocar painéis nas entradas da A24 para alertar os …

Comente este artigo