Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Ecovia do Mondego vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

Ecovia do Mondego vai ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

Foram assinados contratos de financiamento para a criação de três novas ciclovias, entre as quais a Ecovia do Mondego, que irá fazer o prolongamento da Ecopista do Dão, e ligar os concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova.

A assinatura dos contratos de financiamento no âmbito da linha de apoio à valorização do Interior – Programa Valorizar, permite o início do processo de elaboração de projetos e lançamento de concursos para a sua execução.

Apontada como a maior ecopista da Europa, que irá ligar o interior ao litoral, estas três ciclovias, vão contribuir para potenciar o desenvolvimento e a economia da região, e responder a uma procura cada vez maior ligada ao turismo de natureza.

A Secretária de Estado do Turismo afirmou tratar-se de um “momento histórico” para a afirmação do Centro como um destino internacional que quer descobrir-se e descobrir o país. O Ministro da Economia referiu que estes projetos permitem afirmar o país como um destino turístico durante todo o ano, e não apenas em termos sazonais, captando novos vetores turísticos e novos turistas que podem dar um contributo fundamental para o desenvolvimento do Interior.

O projeto da Ecovia do Mondego é uma parceria das CIM´s Dão Lafões e Região de Coimbra e tem como principal objetivo a valorização turística dos três territórios, potenciando os fatores diferenciadores existentes nesta região, com as suas paisagens, património e produtos endógenos.

A Ecovia do Mondego terá início na estação ferroviária de Santa Comba Dão, atravessando o concelho de Mortágua até ao limite do concelho de Penacova, numa extensão aproximada de 40 km. Irá depois ligar à Ecovia Eurovelo1- Rota Costa Atlântica, que vai acompanhar o vale do rio Mondego, numa extensão de 90km, constituindo um passo decisivo para a concretização estratégica da ligação entre a Ecopista do Dão e a Figueira da Foz, por forma, a médio prazo e longo prazo, tornar ciclável este eixo estruturante.

Na mesma cerimónia foi também assinado o protocolo para a criação da Ecopista do Vouga, que irá ligar Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, numa extensão de cerca de 60 km.

A Ecopista do Vouga irá ligar à Ecopista do Dão e Ecovia do Mondego, criando um corredor que se pode tornar na maior ecopista contínua da Península Ibérica.

 

Pode ver também

Padre agredido após celebração da missa

Foi na capela de nossa senhora da guia em cambres Lamego que no passado domingo …

Comente este artigo