Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Diocese de Viseu revitaliza quinta de um Seminário para dar trabalho às pessoas
Fotografia: Diocese de Viseu

Diocese de Viseu revitaliza quinta de um Seminário para dar trabalho às pessoas

A Diocese de Viseu está a desenvolver um projecto na Quinta do Seminário Maior, em Fornos de Algodres, com o intuito de dar vida a um espaço desativado há cerca de 11 anos por causa da falta de vocações sacerdotais na região e a casa de formação acabou por ser colocada à venda. O objectivo é torná-lo num polo de produção agrícola e de criação de emprego para as populações.

Ilídio Leandro, ainda Bispo de Viseu, esteve no local e ajudou os trabalhadores a plantarem algumas árvores de fruto.

À Agência ECCLESIA, D. Ilídio Leandro enalteceu o empenho da diocese na iniciativa por tentarem encontrar uma nova saída aos espaços católicos que ficaram abandonados e sem compradores.

Esta reconfiguração dos terrenos da quinta  surgiu, como afirmou, para que “possa rentabilizar-se, dar emprego e tornar-se espaço de visita, de trabalho, de cooperação”. Um sinal de empreendedorismo social “que a Igreja Católica é chamada a dar”.

Para o Bispo de Viseu “ainda que não haja lucro nenhum para a diocese, o facto de se dar trabalho e sustento às pessoas e suas famílias (…) é um lucro fundamental”.

O projecto comparticipado por um subsídio, até ao momento, já conseguiu plantar cerca de 23 mil macieiras com a ajuda de oito trabalhadores da cooperativa agrícola de Fornos de Algodres acompanhados por um elemento da diocese e um engenheiro.

A poda, a apanha e a cura… vai posteriormente aumentar o número de trabalhadores envolvidos.

Atualmente a preparação dos futuros sacerdotes da Diocese de Viseu é feita no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

 

Pode ver também

Hospital de Viseu: Deputados do PSD pedem reunião urgente com ARS Centro

Os deputados do PSD Viseu, reiteram “grande preocupação com o que consideram “desagradáveis episódios divulgados …

Comente este artigo