Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Cultura pelas ruas de Sernancelhe com a exposição “Esperança”
Armando Mateus, vereador da Cultura da CM Sernancelhe

Cultura pelas ruas de Sernancelhe com a exposição “Esperança”

No ano passado, por esta altura, o Centro Histórico de Sernancelhe estaria engalanado para receber mais uma edição do evento SER+Cultura, iniciativa que aliava o património da sede do Concelho a um cartaz de música e espetáculos, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas. Este ano, e por força da Covid-19 e das restrições impostas pela Direção Geral de Saúde, o evento foi suspenso mas o Município quer a cultura nas ruas e acessível a quem visitar Sernancelhe.

Entre 10 de julho e 10 de agosto, vai acontecer a exposição “Esperança”, uma manifestação de arte ao ar livre, que poderá ser contemplada por todos quantos colocarem o Concelho na rota de visita neste Verão.

Escultura, pintura, fotografia, instalações artísticas, literatura e street art dominarão o Centro Histórico e a Avenida das Tílias, a principal artéria de Sernancelhe. Arte pelas ruas, artistas a criarem peças ao vivo e novas formas de cultura ao dispor de quem chega à sede do Concelho são os propósitos do Município.

A Câmara assume também o objetivo de impulsionar o comércio tradicional, que acontecerá com a colocação das peças dos artistas que fizeram parte de edições anteriores do Ser+Cultura em zonas servidas por cafés e restaurantes e por espaços onde a gastronomia local pode ser apreciada.

“Esperança” é portanto uma iniciativa única, que acontece neste contexto de grandes restrições, como forma de revitalizar económica e culturalmente o Concelho que é detentor da marca Terra da Castanha, graças à forma harmoniosa como soube valorizar os novos conceitos com o saber ancestral das suas gentes.

Por isso, desafiou, nos meses mais intensos da pandemia, os cerca de 300 utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe, dinamizados pelo CLDS-4G, para que participassem numa construção multicolor em croché que transmitisse uma mensagem de esperança e alegria perante o momento único vivido por todos.

O resultado são peças tão belas quanto valiosas, que ficarão expostas na Avenida das Tílias durante o mês da exposição “Esperança”.

O ponto de partida para a visita à exposição será na Loja Interativa de Turismo, onde será disponibilizado um mini guia com o itinerário, com a indicação dos pontos de exposição, uma breve apresentação do artista ou associação e do conceito expositivo de cada peça.

 

Pode ver também

Sátão regista novo caso da Covid-19

O concelho de Sátão registou esta terça-feira, 11 de agosto, um novo caso que testou …

Comente este artigo