Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Crianças de Viseu participam em projeto de educação para mobilidade sustentável

Crianças de Viseu participam em projeto de educação para mobilidade sustentável

As crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de Viseu vão participar em atividades de sensibilização para a importância da adoção de comportamentos amigos do ambiente.

“Viseu Educar para a Mobilidade Sustentável” é o nome do projeto que, ao longo de vários meses, vai envolver 1.344 alunos do pré-escolar e 3.819 alunos do primeiro ciclo do ensino básico.

Segundo o vereador João Paulo Gouveia, o plano de ações envolve, para os alunos do pré-escolar, “essencialmente atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula”, como concursos de ideias, desenhos e projetos entre turmas e a recriação de uma cidade sustentável na qual é privilegiado o uso da bicicleta.

Os alunos do primeiro ciclo farão “atividades desenvolvidas nas próprias escolas, em espaço exterior”, com recurso “a jogos didáticos, pinturas no chão e bicicletas”, explicou.

“O objetivo é que a iniciativa seja replicada não só na escola, mas também em casa, envolvendo toda a sociedade”, afirmou João Paulo Gouveia, acrescentando que, para além das atividades que ocorrerão de forma periódica em todas as escolas, os cidadãos serão envolvidos em campanhas de sensibilização.

Segundo o vereador, com este projeto, que representa um investimento de 55 mil euros (incluindo a compra de 210 bicicletas), a autarquia espera “contribuir com uma redução de 41 mil toneladas de emissão de carbono para a atmosfera”.

João Paulo Gouveia referiu ainda que o projeto pretende “promover a consciencialização e a adoção de comportamentos amigos do ambiente”, como andar de bicicleta ou a pé e usar a mobilidade elétrica e os transportes públicos.

“Educar para a segurança rodoviária e promover a atividade física” são outros objetivos, acrescentou.

 

Pode ver também

Associação de Pais promove Festa de Natal

Sábado, 14 de dezembro, das 15h00 às 18h00, a Associação de Pais do Agrupamento de …

Comente este artigo