Home / Notícias / Covid-19: Hino do Judas de Tondela cantado às janelas no sábado

Covid-19: Hino do Judas de Tondela cantado às janelas no sábado

Segundo a ACERT, cada um, em sua casa, cantará o hino do Judas “Malha Suprema”, fazendo dele “um hino à vida e um gesto solidário que vai manter aceso o desejo de um mundo melhor”.

O espectáculo de Queima e Rebentamento do Judas de Tondela vai este ano, devido à covid-19, ser substituído por um hino cantado às janelas, varandas e quintais, às 23h30 de sábado.

Como este ano “não há Judas para ninguém, pois mal maior se levanta”, a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) decidiu evocar as memórias daquele que é o seu espectáculo multidisciplinar anual de maior dimensão pública.

A Queima e Rebentamento do Judas de Tondela já teve 24 edições, que contaram com mais de 200 atores, músicos, bailarinos e uma audiência superior a cinco mil espectadores.

Este ano, devido à covid-19, está a ser promovido o evento “Não Judas ACERT”, através de uma página do Facebook, na qual é lançado o desafio “O que é para ti o Judas”.

“Queremos que este desafio motive a nossa imaginação e sonho e nos leve a publicar imagens, textos, vídeos, memórias e maluqueiras que representem gestos de cumplicidade partilhados”, refere a ACERT.

Depois, no sábado, à hora a que habitualmente começaria o espectáculo de rua, haverá “um cantar colectivo do hino do Judas nas janelas, varandas e quintais pela comunidade do concelho de Tondela e nas várias localidades do país onde vivem pessoas que participaram ou assistiram aos anteriores espectáculos”.

Segundo a ACERT, cada um, em sua casa, cantará o hino do Judas “Malha Suprema”, fazendo dele “um hino à vida e um gesto solidário que vai manter aceso o desejo de um mundo melhor”.

“É por demais evidente que o tormento que todos vivemos impede, e com merecida razão, que o Judas aconteça. Ele é local de encontro, de proximidade e de partilha afectiva emotiva. O Judas é encontro de celebração”, justifica.

No seu entender, “qualquer imitação desvirtuaria a sua matriz” e “qualquer quebra de procedimentos da segurança exigida seria um desrespeito vergonhoso”.

Em meados de Março, a ACERT anunciou a suspensão de toda a sua actividade pública, da programação do Novo Ciclo e da digressão do Trigo Limpo e o encerramento ao público das suas instalações.

Um dos eventos da ACERT que mais pessoas envolve, quer em termos de organização, quer de público, é a Queima e Rebentamento do Judas.

Num ano normal, nesta semana estaria a decorrer a Fábrica da Queima, com a participação de mais de 200 voluntários e artistas de várias áreas em oficinas de cenografia, música, interpretação e movimento.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

Kralbet giriş Kralbet Zirvebet giriş Zirvebet Holiganbet Giriş Kralbet Giriş Kralbet Kralbet Giriş Kralbet Holiganbet grandpashabet restbet piabet perabet grandpasha grandpashabet grandpasha grandpashabet mariobet Zirvebet Giriş Zirvebet Zirvebet Giriş Zirvebet Kralbet Giriş Kralbet Kralbet Giriş Kralbet Holiganbet Giriş Holiganbet Kralbet Giriş Kralbet marsbahis jojobet güncel giriş jojobet betwoon giriş betwoon casibom giriş casibom grandpashabet giriş grandpashabet betwoon betwoon betwoon grandpashabet kingroyal Pusulabet Giriş Pusulabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet lunabet giriş Lunabet Giriş Lunabet hacklinkhub betgaranti Lunabet Giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Süperbetin Superbetin Giriş Superbetin Matbet Giriş Matbet grandpashabet grandpashabet grandpashabet spinco spinco slot gacor