Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Contra as propinas deputado do Bloco de Esquerda ouviu estudantes de Viseu
luismonteiro_02

Contra as propinas deputado do Bloco de Esquerda ouviu estudantes de Viseu

“Propinas Não” é a campanha do Bloco de Esquerda que anda a rolar a nível nacional. O deputado Luís Monteiro esteve em Viseu reunido com as várias associações de estudantes do IPV para explicar em que é que consiste esta campanha e para receber os testemunhos das dificuldades dos vários alunos do ensino superior.

O Projecto de Resolução faz ainda notar que “são milhares os jovens que não chegam a equacionar ingressar no ensino superior pelas óbvias dificuldades de pagar mais de mil euros de propinas”. Para Luís Monteiro os números do abandono escolar são preocupantes e culpabilizam a crise social e económica surgida pelo acordo assinado com a troika.

O bloquista garante que os estudantes em Viseu tiveram uma postura activa na compreensão das principais preocupações dos alunos do ensino superior.

Para o Bloco “as propinas são um obstáculo a qualquer sistema de ensino superior democrático e inclusivo” e nesse sentido insistem que devem ser tomadas “medidas atenuantes que permitam limitar a pressão sobre os estudantes e as suas famílias, garantindo a sua permanência no sistema de ensino”.

Os bloquistas decidiram em 2015 questionar todas as instituições de ensino do peso que teriam as propinas no seu orçamento anual e constataram que a média rondava os 23%. Segundo dados revelados pelo partido, “o financiamento público ao Ensino Superior em Portugal é o menos representativo na Europa”.O Bloco de Esquerda exige o fim das propinas para se alcançar em Portugal uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Peça de Maria Sousa/Alive FM

 

Pode ver também

mangauldedesfolhada

Desfolhada à moda antiga em Mangualde

Mangualde viveu a tradição de uma Desfolhada à Moda Antiga. No início do presente mês …

Comente este artigo