Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Comunidade Viseu Dão Lafões investe mais de 500 mil euros na Rota do Megalitismo

Comunidade Viseu Dão Lafões investe mais de 500 mil euros na Rota do Megalitismo

A Rota do Megalitismo, iniciativa que junta a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Câmara de Sever do Vouga, vai incluir 26 dolmens e um centro interpretativo, num investimento de cerca de 500 mil euros.

 “Viseu Dão Lafões é uma das regiões que concentra um maior conjunto do mundo de dolmens com pinturas”, referiu o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes, na apresentação da rota, considerando “imperioso transpor a barreira do conhecimento meramente académico e colocar” este acervo “ao serviço das comunidades sejam locais, nacionais ou internacionais”.

O também presidente da Câmara de Carregal do Sal defendeu que a rota “vai valorizar este amplo património”, assim como “reforçar a atractividade de toda a região como destino turístico sublime, valorizando um recurso com características únicas”.

A Rota do Megalitismo tem um total de 26 dolmens, 13 dos quais monumentos classificados (seis como monumento nacional e os restantes como de interesse público), sete espaços museológicos e um centro interpretativo na Escola de Carvalhal de Vermilhas, na serra do Caramulo, concelho de Vouzela.

Segundo o responsável da CIM, pretende-se que a rota venha a ser ligada a outros percursos e monumentos já existentes e identificados nos concelhos de Nelas, Carregal do Sal, Aguiar da Beira, Sever do Vouga e Vouzela, e, no futuro, irá permitir incluir outros monumentos e estruturas expositivas.

 

Pode ver também

Taça de Portugal – Placard – 2020/2021 – 1ª Eliminatória

Este domingo, 27 de setembro, pelas 15h00, joga-se a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal, …

Comente este artigo