Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Comemorações do “Dia Nacional da Gastronomia” assinalado este ano em Viseu

Comemorações do “Dia Nacional da Gastronomia” assinalado este ano em Viseu

As comemorações do Dia Nacional da Gastronomia, que se assinala este ano em Viseu, decorrem este fim-de-semana 8 e 9 de junho, com exposições, dois concursos de cozinha, uma demonstração de cozinha e pastelaria e um jantar solidário.

Solar do Vinho do Dão acolhe no sábado, a partir das 11:00, dois concursos, sendo um deles o “Troféu Portugal”, que junta os chefes Alexis Gregório, Duarte Eira, Guilherme Spalk, Helder Diogo e Mauro Loureiro, referiu a organização.

O segundo concurso, “Jovem Talento de Gastronomia”, desafia quatro alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e quatro alunos do Centro de Formação Profissional da Galiza a prepararem ao vivo um prato com produtos tradicionais portugueses.

Ainda no sábado há “Demonstrações de Cozinha e Pastelaria”, um espaço de partilha de receituário tradicional português com demonstrações de uma hora e com lugar a degustação para o público, com membros de confrarias portuguesas, chefes de cozinha e pastelaria.

No domingo será lançado um selo e um postal dos CTT, numa parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, em homenagem à efeméride.

Também para domingo está marcado um jantar solidário onde se juntam chefes de cozinha, vários produtores e confrarias portuguesas e cujo lucro reverterá para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu.

A propósito do Dia Nacional da Gastronomia há, até domingo, um “roteiro dos melhores restaurantes de Viseu para desfrutar do melhor da gastronomia local, com um menu especial” e, “um pouco pelo país e estrangeiro, também alguns restaurantes têm uma ementa especial”, adiantou a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG).

Olga Cavaleiro disse ainda que vão estar “abertos 34 museus a nível nacional, de norte a sul e nas ilhas da Madeira e Açores, que terão apontamentos relacionados com a gastronomia, nomeadamente o Museu Calouste Gulbenkian, que terá em exposição uma peça que vai levar as pessoas a perceberem a importância da nossa gastronomia”.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recebe no domingo de manhã, nos Paços do Concelho, as mais de 50 confrarias gastronómicas portuguesas representadas neste evento nacional.

 

Pode ver também

Mel de Pendilhe, Vila Nova de Paiva com certificação de qualidade

Na quinta edição da “Feira do Mel e Artesanato” de Pendilhe, que decorreu este domingo …

Comente este artigo