Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca reabre este sábado

Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca reabre este sábado

O Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca encontra-se temporariamente encerrado ao público, mas a igreja e a área arqueológica mantêm-se visitáveis, anunciou o Museu de Lamego, responsável pela gestão do projeto Vale do Varosa.

Segundo o museu, “o encerramento manter-se-á enquanto decorrem os trabalhos de valorização do espaço, no âmbito da segunda fase do Projeto Vale do Varosa”, que é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, e cofinanciado pelo Programa Norte 2020.

O Vale do Varosa 2 constitui a segunda fase de um projeto que arrancou em 2009 e que permitiu a criação e abertura ao público de uma rede de monumentos.

Este projeto “incluiu a recuperação parcial e abertura ao público do Mosteiro de São João de Tarouca, do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e do Convento de Santo António de Ferreirim”, recorda o museu, frisando que se tratam de “imóveis históricos de enorme valor identitário, artístico e patrimonial, e como tal, de elevado potencial turístico”.

Em abril de 2014, “a rede foi ampliada com a integração da ponte fortificada de Ucanha e da capela de São Pedro de Balsemão”, acrescenta.

De acordo com o Museu de Lamego, agora, com a segunda fase do projeto, está prevista a “continuação, consolidação, alargamento e melhoria” do trabalho já feito.

Serão realizadas “ações que visam o alargamento das áreas de visita já abertas”, a “integração de novos elementos patrimoniais nos percursos de visita”, o “aumento da diversidade de elementos e temáticas de visita e o reforço da comunicação do projeto”, avança.

Os trabalhos de valorização no Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca juntam-se à já consolidada intervenção de conservação e restauro do teto da antiga botica do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, “que marcou, ainda em 2018, o arranque da operação do Projeto Vale do Varosa 2”, refere o museu.

Este projeto tem um investimento global de cerca de dois milhões de euros.

Lusa

 

Pode ver também

Investigadora Inês Calderón Medina é vencedora do Prémio A. de Almeida Fernandes 2019

“Los Soverosa” é a primeira obra de uma autora espanhola a ser premiada pelo Município …

Comente este artigo