Home / Notícias / CDU Viseu contra a constituição da empresa intermunicipal para gestão da água

CDU Viseu contra a constituição da empresa intermunicipal para gestão da água

Os presidentes das câmaras municipais de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Vouzela celebram esta segunda-feira, o protocolo de cooperação para a constituição de uma empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento na região.

A iniciativa visa criar as condições para a realização de investimentos estruturantes no sistema de armazenamento, tratamento e distribuição de água nestes municípios, através do reforço da capacidade da barragem de Fagilde e da construção futura da barragem do Vouga, e a sua exploração eficiente e integrada.

Este acordo vai permitir ainda à região, o acesso a financiamentos comunitários do PORTUGAL 2020 para o desenvolvimento dos estudos e projetos de construção da barragem do Vouga.

A Águas de Viseu (SMAS) será responsável pelo desenvolvimento destes trabalhos, assim como de candidaturas a financiamento.

Contra a assinatura do protocolo intermunicipal está a CDU Viseu, Filomena Pires candidata comunista à autarquia, diz que este protocolo é dispensável, quando já existem os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) que no entender da CDU já fazem o trabalho da empresa agora recém criada.

Filomena Pires diz que o protocolo intermunicipal, Águas de Viseu, não é mais do que uma manobra eleitoralista.

Para a candidata da CDU à câmara de Viseu, o protocolo vem substituir a empresa Águas de Viseu, que acabou por ser chumbada pelo tribunal de contas, Filomena Pires fala de uma estrondosa derrota política de Almeida Henriques.

Filomena Pires, aponta também o dedo ao partido socialista, em querer a assinatura deste protocolo, até porque como salienta a candidata da CDU a maioria das câmaras envolvidas, são do PS.

A CDU Viseu contra a assinatura do protocolo intermunicipal que prevê a gestão da água em época de seca, em oito municípios, para Filomena Pires candidata comunista à autarquia, diz que os atuais SMAS, já têm competências para a realização de investimentos estruturantes no sistema de armazenamento, tratamento e distribuição de água.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo