Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Castro Daire: Largada de parasita para combater vespa das galhas do castanheiro

Castro Daire: Largada de parasita para combater vespa das galhas do castanheiro

Município de Castro Daire está a realizar as primeiras largadas de um parasita, para combate à vespa das galhas do castanheiro

Considerada uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros a vespa da galha do castanheiros constitui uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos .

Preocupado com esta realidade, o Município de Castro Daire, aderiu ao protocolo Biovespa, e está a apostar no combate a estes insetos através de largadas de parasitas, que podem eliminar esta praga que afeta as produções de castanha.

As primeiras largadas do parasitóide, com o intuito de controlar a vespa das galhas do castanheiro, decorreram num souto no lugar do Arinho, na freguesia de Castro Daire e outra no lugar do Mosteiro, freguesia de Cabril. Nas próximas semanas estão previstas mais doze largadas, distribuídas pelas freguesias mais afetadas.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore, provocando a redução do crescimento dos ramos e o desenvolvimento de frutos – o que faz diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha. Em alguns casos pode mesmo matar a árvore.

O Município de Castro Daire tem como objetivo reduzir ao mínimo as consequências negativas da presença dos insetos nocivos no Concelho, na produção da castanha e a nível económico.

Estas ações estão a ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Castro Daire, em parceira com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a RefCast e a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva.

 

Pode ver também

Tribunal ilibou antigo militar acusado por ter na sua posse material de guerra

O Tribunal ilibou um antigo militar da Força Aérea que estava acusado por ter na …

Comente este artigo