Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Castro Daire e Lamego integram Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Castro Daire e Lamego integram Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Está criada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago com o objetivo de implementar uma estratégia nacional para a melhoria, divulgação e promoção daquelas vias de peregrinação.

Esta Federação agrega cerca de 60 entidades, entre municípios como o de Castro Daire e Lamego e associações de peregrinos, e tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos caminhos de Santiago em território nacional.

A Federação pretende “revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas”.

Outro dos objetivos da Federação, passa por delinear e implementar “uma estratégia comum em todo o país” e promover “sinalética igual” naquelas vias de peregrinação.

Os caminhos de Santiago, que atravessam Portugal de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos há séculos e têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.

Atualmente podem identificar-se três percursos principais: o Caminho da Costa que parte do Porto, atravessa o Minho até Espanha, o Caminho Interior que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e o Caminho Central Português que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para Norte.

 

Pode ver também

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva galardoado com Bandeira Eco-Escolas

Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva foi galardoado com …

Comente este artigo