Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Casa de Aristides de Sousa Mendes avança com requalificação interior

Casa de Aristides de Sousa Mendes avança com requalificação interior

A Casa do Passal, que pertenceu ao cônsul Aristides de Sousa Mendes, tem tudo a postos para se abrir ao mundo em 2019.

O concurso público contou com cinco projetos. O projeto de requalificação e musealização da Casa do Passal elaborado pelo gabinete de arquitetos do Porto ´Rosmaninho & Azevedo Arquitetos’ foi o vencedor.

Já com uma requalificação exterior terminada e começando agora a interior; Luís Fidalgo, da Comissão Executiva do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, explicou que aos poucos e poucos a casa vai sendo reerguida.

Luís Fidalgo fez questão de lembrar que salvaguardar a memória do grande Herói não passa apenas por devolver vida ao seu património material. A “causa Aristides de Sousa Mendes” regista um trabalho diário com o objectivo de preservar a sua memória.

A gigante casa, fechada há cerca de 50 anos, terá o apoio de 800 mil euros para as obras interiores.

Luís Fidalgo lamentou de certa forma a fraca adesão das pessoas num momento de tão grande importância para o concelho e para a região, dizendo que a cerimónia de celebração podia ter contado com mais do que 20 pessoas.

A Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, foi alvo de uma primeira intervenção em 2014, nas paredes exteriores e na cobertura. Na intervenção agora prevista será dado o arranque definitivo para a obra final de requalificação e musealização.

A Casa do Passal foi declarada Monumento Nacional em 2011. Por lá passaram e foram acolhidos muitos refugiados que fugiam dos nazis durante a II Guerra Mundial.

Peça de Maria Sousa/AliveFm.

 

Pode ver também

Borges da Silva declara estado de emergência para Nelas por causa da falta de água

Borges da Silva adiantou à TSF que vai declarar estado de emergência para Nelas por …

Comente este artigo