Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Cantina Salazar vai ser transformada em Centro Interpretativo do Estado Novo

Cantina Salazar vai ser transformada em Centro Interpretativo do Estado Novo

O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia,  anunciou que a primeira fase das  obras de requalificação da Escola Cantina Salazar em Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) vai avançar ainda no decorrer deste mês, prevendo-se que esteja concluída até ao final do ano.

“Assinado o auto de consignação da empreitada, por pouco mais de 150 mil euros, é altura de avançar com o projeto, cujas obras projetadas abrangem o exterior e  uma parte do interior do antigo equipamento escolar”, diz o autarca de Santa Comba Dão.

Dentro do equipamento, a reabilitação “contempla uma das salas aí existentes, que, nesta fase, vai ser destinada à apresentação de conteúdos multimédia e exposições temporárias, servindo de alavanca para a  futura musealização de todo o espaço”, revela a autarquia.

O Centro Interpretativo enquanto equipamento determinante para o estudo da época incontornável da história do país, vai ser um dos edifícios da região centro, a contemplar no projeto alargado da  “Rota das Figuras Históricas”,  que abrange personalidades determinantes da história do século XX.

Quanto à escolha da Escola Cantina Salazar para receber o Centro Interpretativo do Estado Novo, Leonel Gouveia é peremptório, afirmando que o edifício escolar, que abriu em 1940 e que se mantém até à época sem alterações dignas de nota, tem as características ideais para receber o equipamento.

O processo de construção da Escola Cantina Salazar “é, a todos os títulos, exemplar do modelo de planeamento, investimento e gestão da escola básica, preconizado pelo Estado Novo. Também o é, de forma marcadamente, evidente, no que respeita à orientação arquitetónica e ao papel ideológico e de transmissão de valores associados ao regime”, referiu o autarca de santa Comba Dão.

 

Pode ver também

Trabalhos de manutenção condicionam trânsito na A25 na zona de Viseu

Em comunicado a ASCENDI informa que, até 30 de novembro, entre as 21h00 e as …

Comente este artigo