Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu vai reaproveitar água de estação de tratamento

Câmara de Viseu vai reaproveitar água de estação de tratamento

A Câmara de Viseu vai candidatar a fundos comunitários um projeto com o objetivo de reaproveitar a água de uma estação de tratamento para a indústria, agricultura, prevenção de incêndios, regas e limpezas.

O projeto visa aproveitar 14 mil metros cúbicos de água, da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) Viseu Sul”, salientou Almeida Henriques.

O autarca lembrou que quando, há dois anos, se verificou o problema de seca, a água foi tratada e transportada em camiões cisterna para as indústrias de Nelas e de Mangualde.

Com base na experiência de 2017 a autarquia de Viseu está a elaborar uma candidatura, que pode chegar a seis milhões de euros.

Segundo Almeida Henriques, além de poder ser aproveitada para abastecer o setor industrial, a água da ETAR após tratamento pode ser utilizada também na agricultura e prevenção da floresta.

A água será também bombeada para montante, “criando um espelho de água junto à Quinta da Cruz para reforçar o espelho de água do Rio Pavia.

Segundo Almeida Henriques o objetivo passa por aproveitar o Rio Pavia para um depósito de água para rega aproveitando as águas pluviais ou de captações autónomas.

 

Pode ver também

Trabalhos de manutenção condicionam trânsito na A25 na zona de Viseu

Em comunicado a ASCENDI informa que, até 30 de novembro, entre as 21h00 e as …

Comente este artigo