Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu dedica-se à cartografia de defesa da floresta contra incêndios

Câmara de Viseu dedica-se à cartografia de defesa da floresta contra incêndios

Cartografia detalhada e actualizada constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de combate a fogos, rescaldo e vigilância

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu reúne esta sexta-feira a Comissão Municipal de Protecção Civil, criada em 2016, tendo em vista apresentar e disponibilizar aos agentes da Protecção Civil a cartografia das redes de defesa da floresta contra incêndios, detalhada e actualizada.

Esta cartografia informativa constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de 1.ª intervenção no combate a fogos, rescaldo e vigilância nos “teatros de operações”, tendo o objectivo de aumentar a eficiência das intervenções e também os níveis de segurança dos agentes.

Entre as informações reunidas neste plano estão os registos das áreas de regime florestal, das áreas protegidas e das áreas ardidas no último ano superiores a 5 hectares, a identificação da rede viária florestal operacional e respectiva tipologia de veículo, da rede de pontos de água operacional e das zonas potenciais de perigo.

A base cartográfica permite uma fácil leitura do território e de todo sistema de defesa e combate disponível, uniformizando ainda a linguagem entre as diversas entidades envolvidas na Protecção Civil municipal.

Nesta reunião será também apresentada a rede municipal de pontos de água para abastecimento dos meios aéreos, terrestres e mistos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o planeamento e uma boa informação são indispensáveis à eficiência e eficácia do dispositivo municipal de protecção civil. Hoje damos mais um passo importante na qualificação do nosso sistema local de combate a incêndios, nomeadamente em contexto florestal. Há um caminho exigente para fazer, mas hoje cumprimos mais um passo necessário e importante”.

 

Pode ver também

Durante este ano a autarquia de Castro Daire já destruiu 120 ninhos de vespa asiática

A Câmara Municipal de Castro Daire, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, durante este …

Comente este artigo