Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Bloco de Esquerda de Viseu contra o mega plano de prospeção e extração de minérios

Bloco de Esquerda de Viseu contra o mega plano de prospeção e extração de minérios

As Comissões Coordenadoras Distritais de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu do Bloco de Esquerda, em comunicado conjunto, dizem estar contra o mega plano de prospeção e extração de minérios nas regiões da Beira Alta, Beira Baixa e Trás-Os-Montes.

Entre as várias preocupações, os Bloquistas alertam para as emissões de partículas em suspensão que constituem o poluente de maior relevo, o ruído e as escorrências que vão contaminar os cursos de água.

Apesar de o processo de prospeção de lítio e extração de minerais estar ainda numa fase inicial, o Bloco de Esquerda, quer tornar público os ricos que correm as populações que vão conviver de perto com as explorações.

António Gil, do Bloco de Esquerda de Viseu, diz que as populações estão a ser enganadas.

O plano de prospeção e extração de minérios não está a ser devidamente divulgado junto das populações, realça o Bloquista António Gil.

António Gil alerta para a o facto de caso um terreno particular seja rico em metais, o Estado pode alegar interesse público e ficar proprietário do terreno.

Os riscos com a prospeção e extração de minérios são vários, alerta o Bloco de Esquerda de Viseu.

As Comissões Coordenadoras Distritais de Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu do Bloco de Esquerda, em comunicado conjunto, divulgam preocupação face à vaga de pedidos de várias empresas para a prospeção de minerais na região centro, incluindo o distrito de Viseu,.

Os Bloquistas realçam que a extração mineira é de tudo menos sustentável.

 

Pode ver também

Investigadora Inês Calderón Medina é vencedora do Prémio A. de Almeida Fernandes 2019

“Los Soverosa” é a primeira obra de uma autora espanhola a ser premiada pelo Município …

Comente este artigo