Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em ribeira de Mangualde
dav

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes em ribeira de Mangualde

A distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Viseu denunciou, esta sexta-feira, a existência de descargas “visivelmente poluentes” em dois locais da Ribeira das Lavandeiras, no concelho de Mangualde.

Em comunicado, o BE afirma que os dois pontos onde foram observadas as descargas na quinta-feira, são “ambos da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde” e que a situação foi comunicada naquele mesmo dia, via telefone, ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Mangualde e, mais tarde, por correio eletrónico, para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Agência Recursos Hídricos.

“O primeiro trata-se da descarga, através da canalização de águas pluviais, das instalações dos Serviços Municipalizados / Estaleiros Municipais. Estariam a ser feitas limpezas nos depósitos e estação de tratamento, sendo os líquidos resultantes bombeados para as águas pluviais que descarregam no ribeiro”, refere a nota do BE”.

Argumenta que “o normal seria transportar estes líquidos para uma ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] em funcionamento” e aponta “uma clara negligência da autarquia” de Mangualde.

“Estas descargas na ribeira deixaram negra a água, que até ali era translúcida”, garante o BE”.

Já o segundo ponto onde foram observadas descargas poluentes “não é, infelizmente, uma novidade” para o Bloco de Esquerda de Viseu, já que foi alvo de uma denúncia há quase três meses, em janeiro, à APA e GNR.

“Trata-se das descargas provenientes dos vários lagos de esgotos, a céu aberto que ali se encontram, chamados de ETAR das Lavandeiras. À água que já vinha totalmente negra da descarga anterior, juntou-se as descargas castanhas de cheiro nauseabundo”, assinala”.

No comunicado, o BE revela que na comunicação às autoridades perguntou “que procedimentos decorreram e quais as consequências dos mesmos” após a denúncia de janeiro, que procedimentos foram adotados após o telefonema desta quinta-feira e se a Câmara Municipal de Mangualde tem estas descargas licenciadas.

 

Pode ver também

290 mil euros para reflorestar baldios de Fráguas em Vila Nova de Paiva

Os Baldios de Fráguas, do concelho de Vila Nova de Paiva, vão avançar com projetos …

Comente este artigo