Home / Notícias / Bloco de Esquerda Defende Centro Interpretativo do Estado Novo Factual

Bloco de Esquerda Defende Centro Interpretativo do Estado Novo Factual

Com a representação de elementos da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu e do Núcleo de Santa Comba Dão, o Bloco de Esquerda reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, procurando inteirar-se e manifestar alguns receios em relação ao projeto existente para a implementação de um Centro Interpretativo do Estado Novo naquela que foi a Escola–Cantina Salazar.

Segundo o que foi transmitido ao Bloco de Esquerda, numa primeira fase, no sentido de se instalar um Centro Interpretativo, passará pela requalificação do edifício da Escola-Cantina e abertura de uma exposição de apresentação do projeto para o mesmo.

O Bloco de Esquerda considera que será uma boa altura para renomear o edifício, dando-lhe a dignidade que um projecto interpretativo em democracia deverá ter.

O Bloco aguarda a abertura à discussão do espaço e mantém a posição de que a história não deve ser negada ou esquecida, mantendo-se atento a qualquer tentativa de branquear a ditadura e o ditador que empobreceram e torturaram o povo português, obrigando-o à maior emigração de sempre desde a existência do país.

Segundo o bloco, um Centro Interpretativo do Estado Novo deverá ser estritamente factual e fiel à história, inserido, como referiu o autarca de sanata comba dão ao Bloco de Esquerda, num roteiro que englobe outros locais como Mortágua e Carregal do Sal, podendo ser um ponto de valorização da região, constituindo um ponto crucial de reflexão sobre a época, ajudando a compreender o presente e a construir um futuro sem fascismo.

Este processo continuará a ser acompanhado de perto pelos órgãos locais do Bloco de Esquerda.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo