Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Bloco de Esquerda Defende Centro Interpretativo do Estado Novo Factual

Bloco de Esquerda Defende Centro Interpretativo do Estado Novo Factual

Com a representação de elementos da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu e do Núcleo de Santa Comba Dão, o Bloco de Esquerda reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, procurando inteirar-se e manifestar alguns receios em relação ao projeto existente para a implementação de um Centro Interpretativo do Estado Novo naquela que foi a Escola–Cantina Salazar.

Segundo o que foi transmitido ao Bloco de Esquerda, numa primeira fase, no sentido de se instalar um Centro Interpretativo, passará pela requalificação do edifício da Escola-Cantina e abertura de uma exposição de apresentação do projeto para o mesmo.

O Bloco de Esquerda considera que será uma boa altura para renomear o edifício, dando-lhe a dignidade que um projecto interpretativo em democracia deverá ter.

O Bloco aguarda a abertura à discussão do espaço e mantém a posição de que a história não deve ser negada ou esquecida, mantendo-se atento a qualquer tentativa de branquear a ditadura e o ditador que empobreceram e torturaram o povo português, obrigando-o à maior emigração de sempre desde a existência do país.

Segundo o bloco, um Centro Interpretativo do Estado Novo deverá ser estritamente factual e fiel à história, inserido, como referiu o autarca de sanata comba dão ao Bloco de Esquerda, num roteiro que englobe outros locais como Mortágua e Carregal do Sal, podendo ser um ponto de valorização da região, constituindo um ponto crucial de reflexão sobre a época, ajudando a compreender o presente e a construir um futuro sem fascismo.

Este processo continuará a ser acompanhado de perto pelos órgãos locais do Bloco de Esquerda.

 

Pode ver também

Tempestade Leslie: Alargado apoio ao Sátão e a mais 4 concelhos do distrito de Viseu

Governo alargou os apoios do Estado a mais oito concelhos atingidos pela tempestade Leslie, entre …

Comente este artigo