Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / Biblioteca de Penalva do Castelo promove Envelhecimento Ativo e Criativo
DSC_0443 (Large)

Biblioteca de Penalva do Castelo promove Envelhecimento Ativo e Criativo

Alive Fm – O Município de Penalva do Castelo, através da sua Biblioteca, promoveu um conjunto de ações de animação sociocultural, de ocupação criativa e de partilha de memórias e saberes, nas quais participaram cerca de 70 seniores de seis Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penalva do Castelo (Antas, Castelo de Penalva, Germil, Penalva do Castelo, Pindo e Sezures).

A exposição fotográfica “O Soldado Português na Primeira Grande Guerra” e a “Guerra de 14” serviram de mote ao primeiro momento de partilha de histórias e de memórias. Dado que muitos participantes tiveram oportunidade de conhecer e privar com alguns dos cerca de 180 militares penalvenses que participaram na “guerra das trincheiras” (existindo mesmo casos com familiares diretos (pais, tios, avós,…)), foram recordados estes heróis penalvenses, oriundos das diferentes freguesias, que participaram no primeiro conflito à escala mundial.

Também o surgimento da televisão “em terras de Penalva” foi objeto de um animado e enriquecedor debate que prosseguiu o esforço de estimulação cognitiva, o desenvolvimento de relações interpessoais e a valorização deste público especial. Alguns sketches televisivos que registaram momentos históricos da televisão portuguesa ajudaram a reavivar memórias e a partilhar as primeiras impressões que aquela “caixinha mágica” provocou em todos. Entre anúncios publicitários, Revista à Portuguesa e Festival da Eurovisão não faltou a boa disposição, mas também lágrimas, emoção, cantorias, piadas e gargalhadas.

Tratou-se de mais um esforço levado a cabo pela Biblioteca Municipal para incentivar a inclusão social, contribuir para um envelhecimento ativo e para o aumento da qualidade de vida da população sénior de todo o concelho. O Município agradece a visita de todos os grupos, a sua participação entusiasta e o esforço das equipas técnicas e direções das diversas instituições envolvidas para que tal fosse possível.

 

Pode ver também

incendio

PJ deteve presumível incendiário de Resende

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um agricultor de 49 anos, com antecedentes criminais, que é suspeito …

Comente este artigo