Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE questiona Governo sobre atraso na requalificação da casa de Aristides Sousa Mendes

BE questiona Governo sobre atraso na requalificação da casa de Aristides Sousa Mendes

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo em que data arrancam as obras de requalificação da Casa do Passal, que pertenceu ao antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Situada em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, a casa foi declarada Monumento Nacional em 2011. Por lá passaram e foram acolhidos muitos refugiados judeus que fugiam dos nazis durante a II Guerra Mundial e que acabaram por ser salvos pelo antigo cônsul português em Bordéus.

O BE quer ainda saber “por que motivo não avançaram ainda as obras prevista no protocolo assinado [em 2017] pelo então ministro da Cultura, Castro Mendes.

Nesse ano, Castro Mendes presidiu à assinatura de um protocolo de cooperação entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes, a Câmara de Carregal do Sal e a Direção Regional de Cultura do Centro.

No documento, ficou acordado um investimento global de 800 mil euros na recuperação do edifício, que já tinha beneficiado de obras em 2014.

Segundo os Bloquistas de Viseu “chegados a 2019, tudo continua na mesma, como constatou o Bloco de Esquerda aquando de uma recente visita à Casa do Passal”, refere o Bloco, considerando “que é essencial clarificar a situação bem como saber quando irão ter inicio as obras naquele monumento nacional”.

 

Pode ver também

Viseu: fenda no açude junto à Casa da Ribeira baixa o nível de água e provoca a morte de vários peixes

Uma redução rápida do nível de água no Rio Pavia, entre a Ponte das Barcas …

Comente este artigo