Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE: poluição da ribeira de Dardavaz “é mais um caso de desleixo das autoridades locais”

BE: poluição da ribeira de Dardavaz “é mais um caso de desleixo das autoridades locais”

O Bloco de Esquerda tem denunciado desde 2018 a poluição da ribeira de Dardavaz, no concelho de Tondela. Após as sucessivas comunicações e perguntas a diferentes entidades locais e nacionais, em comunicado os bloquistas, dizem que foi reduzida a intensidade das descargas através dos colectores das águas pluviais, mas as da ETAR continuam.

O Bloco de Esquerda diz que esta situação “é mais um caso de desleixo das autoridades locais, visto que as fontes de poluição têm origem tanto em empresas privadas, como numa ETAR pública”.

As descargas ilegais são feitas através dos coletores de águas pluviais da Zona Industrial da Adiça e das águas rejeitadas pela ETAR da mesma zona industrial. As populações, realça o comunicado do BE “temem as chuvas, que atualmente são aproveitadas para mascarar  uma contaminação em toda a região”.

O Bloco de Esquerda questionou o Director do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) à acerca das diligências tomadas para “punir os prevaricadores, tendo em conta a regularidade das descargas”

No início do ano de 2019 o Bloco de Esquerda, realizou análises às águas que comprovaram que “…claramente as duas águas (riacho e poço) são impróprias para consumo quer humano quer animal uma vez que existe uma elevada contaminação bacteriológica nos dois sistemas.” O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, informou o BE da realização de análises oficiais feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente, mas referem os bloquistas que continuam a aguardar pelos resultados.

A ribeira de Dardavaz desagua no Rio Criz, curso que tem captações para consumo humano, e é também um afluente do Rio Dão, junto à Albufeira da Aguieira, um dos locais de captação de água para a rede pública a sul do distrito de Viseu e de vários concelhos do distrito de Coimbra.

O Bloco de Esquerda diz ainda que a poluição da ribeira de Dardavaz, provoca “desconforto e afastamento provocado pelo mau cheiro, contaminação dos solos e a destruição dos ecossistemas próximos. 

No próximo dia 21 de Setembro no Largo do Tanque, em Dardavaz, às 17 horas, O BE vai falar com a população, aconselhando como usar e proteger a água enquanto recurso natural.

 

Pode ver também

Futebol: Ferreira de Aves e Sátão venceram 6ª jornada da Divisão de Honra da AF Viseu

As duas equipas do concelho de Sátão, venceram os encontros da 6ª jornada da Divisão …

Comente este artigo