Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Barragem de Fagilde sem água leva autarcas a fazerem apelo à população

Barragem de Fagilde sem água leva autarcas a fazerem apelo à população

A falta de água na Barragem de Fagilde começa a ganhar contornos alarmantes.

A Câmara de Nelas já apelou em comunicado à população para que moderem o consumo de água alertando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais 30 dias.

A Câmara de Nelas em conjunto com as Câmaras de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo (também abastecidas pela barragem) garantem estar a promover todas as medidas necessárias para minimizar as consequências de falta de água com o Governo.

Até lá, a Câmara de Nelas afirma no comunicado que estão a ser promovidas “alternativas que garantam o maior grau possível de normalidade no abastecimento”.

Em julho, a Câmara de Viseu tinha já adoptado um plano municipal de contingência para diminuir consumos de água.

Nestes últimos meses o executivo tem insistido na urgência e prioridade do aumento da capacidade de armazenamento da albufeira de Fagilde.

A solução passa pela o construção da nova barragem no Vouga. Um projeto que engloba os municípios de Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vouzela e São Pedro do Sul.

A 11 de setembro, esses oito municípios celebraram um acordo para a constituição de uma empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento que permitirá, até ao final do ano, apresentarem uma candidatura a fundos comunitários.

 

Pode ver também

Câmara de Nelas agradece mas apela ao terminar de doações

A autarquia de Nelas pediu que se suspendesse as doações feitas na sequência dos incêndios …

Comente este artigo