Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autarca de Viseu lança Petição pública

Autarca de Viseu lança Petição pública

O presidente da Câmara de Viseu lançou uma petição pública, “Portugal 100% Digital”, para apelar à cobertura total de fibra ótica e GSM em todo o território do concelho e no país.

O autarca Almeida Henriques salienta que o território de Viseu tem um problema muito grave, como por exemplo, São Pedro de France, Côta, Barreiros, Cepões, Ribafeita, Santos Êvos, todas estas povoações mais longe da cidade se queixam permanentemente de que não têm cobertura em fibra ótica nem em GSM.

O Sistema Global para Comunicações Móveis não chega a todo o concelho, nem a todo o país, “havendo ainda muitos buracos negros espalhados que ficarão cada vez mais negros com a falta de cobertura” digital.

Almeida Henriques sabe que “não é viável economicamente” para as operadoras chegarem a sítios com baixa densidade populacional e, neste sentido, tem solução para que haja cobertura digital nestes locais.

O autarca questiona se “Faz sentido fazer quatro redes em São Pedro de France? Com os quatro operadores? Para Almeida Henriques, não faz. Mas já fará sentido que um terço do país que não está coberto possa ter uma rede única e que seja lançada uma política pública nacional comparticipada pelo Estado, através de fundos comunitários, que também servem para isto”, desafiou o autarca.

No entender de Almeida Henriques, “não é possível fixar a população sem as devidas condições” e deu como exemplo as novas gerações e não só″, questionando “se alguém aceitaria morar numa casa que não tenha cobertura de internet?”

 

Pode ver também

Incêndios 2017: Governo já aplicou 32 milhões de euros na recuperação das habitações

O processo de reconstrução de casas destruídas pelos fogos em outubro de 2017 está cumprido …

Comente este artigo