Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Antigo troço ferroviário da linha do Vouga transformado em ecopista

Antigo troço ferroviário da linha do Vouga transformado em ecopista

O troço ferroviário da Linha do Vouga que ligava Viseu a Sernada do Vouga, no concelho de Águeda, foi abandonado na década de 1990. O percurso de cerca de 55 quilómetros tem estado abandonado e é esse trajecto que a Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu, Dão e Lafões quer transformar em ecopista.

A entidade lançou um concurso internacional para uma empreitada avaliada em 3 milhões de euros, que passa por instalar a ciclovia no antigo canal que passa pelos concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, recuperando também pontes e túneis. O secretário executivo da CIM Viseu-Dão Lafões, Nuno Martinho, explica ao PÚBLICO que, decorrendo o processo normalmente, a expectativa é que as obras possam ter início no início de 2020, entre Janeiro e Fevereiro.

Somando-lhe cerca de 20 meses de empreitada, Nuno Martinho espera que “no final de 2021 seja possível circular” na ecopista do Vouga. A obra de três milhões conta ainda com um apoio de 60% do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, sendo que a restante percentagem é assegurada pelos municípios por onde passa a ciclovia.

O projecto é semelhante à ecopista do Dão, inaugurada em 2011, com uma extensão de 50 quilómetros, que segue o mesmo percurso que o troço ferroviário da linha do Dão. A ecopista que vai do Vimieiro, em Santa Comba Dão, a Viseu, encontra assim uma ligação na capital do distrito à ecopista do Vouga, o que permite à região reforçar uma aposta no turismo de natureza.

 

Pode ver também

Associação de Pais promove Festa de Natal

Sábado, 14 de dezembro, das 15h00 às 18h00, a Associação de Pais do Agrupamento de …

Comente este artigo