Home / Notícias / 5200 militares da GNR na vigilância das florestas devido às temperaturas elevadas

5200 militares da GNR na vigilância das florestas devido às temperaturas elevadas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou em todo o território nacional, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios, devido às temperaturas elevadas, ventos e baixa humidade previstos para os próximos dias.

A GNR, através das valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial e investigação criminal, intensifica a vigilância das zonas de maior risco de incêndios, em particular nos distritos em que o risco é elevado, muito elevado e máximo, com intuito de prevenir incêndios florestais. Assim, estarão empenhados, diariamente, 5 200 militares nestas ações preventivas.

A valência de Proteção e Socorro estará em prontidão para atuar em ataque inicial, com os 40 meios aéreos. Também a rede nacional de postos de vigia irá estar integrada neste esforço, através dos seus 230 postos de vigia, constituídos por 920 vigilantes, que estarão a funcionar 24 horas/dia.

Neste âmbito, a GNR apela à sensibilização da população para que, nos espaços florestais e agrícolas:

  • não fume, não faça lume ou fogueiras;
  • fazer queimas ou queimadas;
  • lançar foguetes e balões de mecha acesa;
  • fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
  • circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés;

A GNR alerta ainda:

  • Em caso de incêndio ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápido ao local;
  • Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as forças de segurança.

Desde 1 de janeiro do presente ano, neste âmbito, a GNR realizou mais de 30 000 patrulhas, que resultaram na identificação de 708 suspeitos e na detenção de 81 incendiários.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo