Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / 32 relógios de sol expostos no átrio dos Paços do Concelho
2

32 relógios de sol expostos no átrio dos Paços do Concelho

 

No Dia Mundial do Relógio de Sol, que se celebra nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira comemorou a data com uma mostra de 32 exemplares que estão expostos, até 31 de agosto, no átrio dos Paços do Concelho.

São oito vitrinas que guardam modelos de relógios distintos, desde formas cilíndricas, a formatos horizontais e verticais, feitos em madeira, em pedra, em metal, entre outros materiais.

A exposição é uma pequena parte da colecção particular de Pedro Gomes de Almeida, ex-professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, astrónomo amador que tem como hobby a construção de modelos de relógios de sol e ultimamente a construção destes em pedra calcária estando já alguns instalados ou em vias de instalação.

Pedro Almeida justifica que “se o Relógio de Sol acompanhou durante séculos a marcha do Homem, não é justo que o Homem se esqueça de um companheiro de viagem que tanto tempo esteve a seu lado”.

Sem querer fazer história, o coleccionador lembra também que “não há um relato de como e onde surgiu pela primeira vez mas tudo indica que os antepassados do relógio de sol terão aparecido na Mesopotâmia por volta de 2400 AC. Mas é no Egipto que aparece o mais antigo relógio de sol conhecido e por sinal portátil. É do reinado do Faraó Thutmosis III por volta do ano 1500 AC. Só por volta de 700 AC é que aparecem os primeiros relógios de sol na Grécia e pelo ano de 660 AC encontramos no Egipto relógios de sol mais elaborados”.

A cerimónia de abertura da exposição, contou com a presença do vice-presidente da autarquia Francisco Cardia e do presidente da Assembleia Municipal Alcides Sarmento, ficou marcada por dois telescópios que estiveram colocados na escadaria frontal do edifício, que proporcionaram ao público observações do Sol.

A iniciativa partiu de Paulo Sanches, coordenador do Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, um apaixonado pela astronomia, e símbolo maior de todos os eventos organizados no concelho ligados à área das ciências do conhecimento humano na área da astronomia.

 

Pode ver também

IMG_9532

Onde está o saneamento? População de Casaldeiro revolta-se e pára obras em curso

Fartos de promessas, a população de Casaldeiro decidiu meter-se na estrada e resolver o assunto …

Comente este artigo