Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Feira de São Mateus: exposição de banda desenhada com uma história original sobre o hino português

Feira de São Mateus: exposição de banda desenhada com uma história original sobre o hino português

A Feira de São Mateus, Viseu, inaugurar no domingo uma exposição de banda desenhada com uma história original de José Pires sobre o hino português, no dia em que o certame é dedicado a Viriato.

A exposição é dividida em duas partes, sendo uma, basicamente, um álbum de BD dividida em pranchas de grande dimensão”, explicou o presidente do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV).

Luís Filipe Mendes explicou que a outra parte da exposição é o resultado de um “convite feito a um conjunto de artistas locais e de âmbito nacional, para que cada um deles fizesse o seu desenho intitulado: ‘A Portuguesa'”.

Esta ideia nasceu em parceria com a autarquia viseense, explicou o responsável, depois de, no ano passado, numa visita a Viseu, José Pires, um artista de banda desenhada, ter dito que tinha uma obra completa sobre o hino nacional no enquadramento do seu aparecimento”.

Esta exposição integra o plano de atividades programadas para 25 de agosto, dia em que a Feira de São Mateus, em Viseu, dedica a Viriato, com várias iniciativas, algumas reedições de tradições do certame que comemora, este ano, 627 anos.

O Dia de Viriato é celebrado no certame viseense há 90 anos, e foi “resgatado em 2014, depois de se ter perdido a tradição de o comemorar”, assim como “as gincanas automóveis que tiveram a sua primeira edição no mesmo ano, mas que pararam em 1987” e regressam no domingo, à Avenida da Europa.

 

Pode ver também

Desportiva de Sátão quer lutar pelos primeiros lugares do campeonato

No arranque de mais uma época de futebol do Campeonato Distrital da Divisão de Honra …

Comente este artigo